EX-PREFEITO DE SALVADOR E PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DA BAHIA, JOÃO HENRIQUE FALA COM EXCLUSIVIDADE AO BLOGQSP

O précandidato ao Governo do Estado Bahia João Henrique (PRTB), participou do Programa Bastidores da Notícia e falou sobre a conjuntura politica que o Brasil vem enfrentando, sua pré-candidatura e a situação do Rio São Francisco. João tem 59 anos e foi ex-prefeito de Salvador por dois mandatos consecutivos (eleito em 2004 e 2008).

Sobre a prisão de Lula, ele disse que anteciparam o fechamento do Clico dos Partidos dos Trabalhadores. “A figura do ex-presidente Lula se equipara a Nelson Mandela, eles anteciparam o fechamento do ciclo dos Partidos dos Trabalhadores com a prisão do Lula, a classe econômica dominadora do Brasil não quer mais a eleição dele como presidente, então junta todos os fatos infelizes que aconteceram, a exemplo, da Operação Lava Jato, mas era necessário e preciso acontecer, havia muita gente excedendo do poder, eu acho que o poder público é para servir as pessoas e não para se beneficiarem, prova tal, tá aí a saúde, as estradas, a seca, dentre outros”.

Questionado se o pré-candidato a presidência Bolsonaro for eleito, ajudará ou não na sua administração, ele foi direto. “Eu acho que sim, temos um cenário historicamente na Bahia que sempre o candidato a governador na Bahia é eleito na garupa do candidato à presidência, assim foi com Jaques Wagner, Rui Costa e aqui na Bahia Bolsonaro está sem candidato a governador. Por outro lado, têm as duas candidaturas que concorrem comigo com os candidatos a presidente e Bolsonaro não tem ninguém e já falei com ele e ele disse que a decisão virá do Diretório Estadual que é localizado em Feira de Santana”.

Por outro lado, ele falou sobre as suas propostas para o Rio São Francisco. “O Rio São Francisco é um presente da natureza para Juazeiro e para Bahia, então nós temos que continuar o trabalho de barragens, açude, aguadas para então nós concluirmos o famoso Canal do Sertão – eu acho que o canal do sertão tem que ser o Rio São Francisco potencialmente mais explorado para fornecer água a todas as cidades da região que ainda sofrem muito apenas usando o carro-pipa. Precisamos fazer a transposição do rio para levar água para as cidades próximas da Bahia que o rio não chega e para isso acho que deveríamos fazer convênio com os chineses, eles tem tecnologias que nos surpreende, além disso, eles têm recursos suficientes para levar água para as cidades, precisamos fazer convênios com os chineses para resolver esta situação”.

Com relação à privatização da CHESF, ele disse que é contra. “Já fui funcionário da CHESF e sou contra a privatização. É uma empresa que tem a função social muito grande na Região do Vale do São Francisco e no Brasil. A CHESF é um grande pulsou de alavancagem da economia da Região de Paulo Afonso, eu acho que a CHESF não deveria ser privatizada e caso eu seja eleito vou entrar fortemente nesta luta”.

Da Redação/BlogQSP