VALDEMAR BORGES VAI AO PROGRAMA DE FARNÉSIO SILVA APRESENTAR SUA PRÉ-CANDIDATURA A DEPUTADO FEDERAL PELO MDB

O Pré-Candidato a Deputado Federal pelo MDB Valdemar Borges participou do Programa Bastidores da Notícia, ocasião em que falou sobre a sua pré-candidatura. Para os que ainda não conhecem seu trabalho na região, Valdemar aproveitou para falar das suas atividades, a exemplo da fundação do primeiro Consórcio, vinte anos atrás no Vale do Salitre, antes mesmo da regularização da Lei Federal 11.107/2005.

Sua primeira criação, a UAV’S – União das Associações do Vale do Salitre atualmente é um importante dispositivo de união e integração dos trabalhos. Em seguida criou o Constesf – Consórcio Desenvolvimento Sertão do São Francisco, com sede em Juazeiro, o PiemonteNorte do Itapicuru, com sede em Senhor do Bomfim, Piemonte Norte da Diamantina, entre outros, tendo participado da fundação de mais dezoito na Bahia.

Além disso, Valdemar se especializou em Irrigação voltada a Projetos na administração pública moderna e foi pioneiro em trabalhos integrados e consorciados. Contribuiu, a partir de leis federais e estaduais, como o Estatuto das Cidades, Lei do Saneamento Básico, da Habitação relacionada à organização fundiária, de Consórcios Públicos e Resíduos Sólidos, com a elaboração de leis municipais essenciais para o pleno desenvolvimento de inúmeros municípios.

“A nossa bandeira maior é o Consórcio Desenvolvimento Sertão do São Francisco que não estão trabalhando devidamente, ele é multifinalitário, como se fosse um município agregado a toda população territorial.

Queremos fortalecer o consórcio no estado da Bahia e no Brasil todo, o que a gente ver hoje é o governo do estado querendo politizar o consórcio na área de saúde e em nenhum momento ele oficializou a existência do consórcio e criou um novo consórcio de saúde e isso nos preocupa, a exemplo, quando você se coloca uma policlínica que gasta quase R$ 24 milhões aonde você tem uma Santa Casa, Clise e Só Baby fechadas, um Hospital regional carente de recurso, as demais cidades circunvizinhas também enfrentando o mesmo problema, e a gente fica se perguntando onde estamos errando? A nossa preocupação maior é esta. É muito fácil se gerir a saúde hoje com recursos públicos e eu quero fortalecer isso, a politica da saúde precisa de reflexão”, alertou.

Sobre a avaliação politica que o Brasil vive hoje, ele disse que chegou o momento de viver o que se colheu e o que plantou. “O que está sendo feito é um desgaste que já vem de muito tempo e agora chegou à tempestade, eu diria que hoje nós precisamos de algumas atividades para mudar a politica existente e ouvir o clamou da população, as eleições estão batendo nas portas e chegou a hora da população dar as respostas. Só podemos fazer politicas estando dentro da política e estou disputando as eleições para isto”.

Por fim, ele disse que fragilizaram a Codevasf e isso é bastante preocupante. “A Codesvaf é o principal instrumento de desenvolvimento da nossa região, eu fico triste quando escuto que os deputados dizem que trouxe emendas para a cidade, isso é obrigação deles. A Codevasf aprovou a implantação de novas bacias e isso é importante para a cidade. Quem estiver interessado em saber algo sobre as políticas modernas pode entrar em contato comigo através do número (74) 991424561”, concluiu.

Da Redação/BlogQSP