EMPREENDEDORA DE PAULO AFONSO BUSCA DE CONHECIMENTO NA SEMANA DO MEI

A empreendedora Suelene Silva não deixa passar boas oportunidades. Por isso, durante a Semana do MEI, ela participou de todas as capacitações oferecidas pelo Sebrae em Paulo Afonso, para se preparar para abrir o próprio negócio na cidade. Atualmente, Suelene trabalha como agente de crédito e vende cosméticos, mas está nos últimos preparativos para abrir, em parceria com o marido, uma empresa no ramo de confecções masculinas.

Estreante na Semana do MEI e há apenas um mês formalizada, a empreendedora sabe da necessidade de reter informações e técnica para abrir um negócio. “A capacitação é essencial. Antes de vender os produtos, é preciso buscar ou aprimorar conhecimento. Eu fiquei encantada com a grandeza do evento e como as capacitações orientam quem vai iniciar o próprio negócio”.

Suelene sabe que, junto com a autonomia de dirigir uma empresa, vem também mais responsabilidades, poder de decisão e ela quer reduzir ao máximo os riscos. “Geralmente, o novo empresário inicia as atividades sem se preparar para a empreitada, sem ter noções de finanças ou fluxo de caixa, nem entender como lidar com a parte legislativa ou mesmo como divulgar a empresa. Além disso, é preciso saber gerenciar com eficiência o tempo, a equipe e conhecer o perfil do público que quer atender”.

Se qualificar, conhecer as habilidades, aprimorar o perfil empreendedor, foi tudo isso que Suelene e outros cerca de 600 empreendedores do Norte da Bahia encontraram na nona edição da Semana do MEI. Além de Paulo Afonso, Juazeiro, Curaçá, Remanso, Sento Sé e Sobradinho, no norte da Bahia, outros 101 municípios do Estado receberam palestras, oficinas e seminários sobre temas diversos, como vendas, marketing, planejamento, acesso a crédito e oportunidades de negócios. “O evento abre nossa cabeça para as possibilidades de gerir negócios. E a busca por conhecimento não para, Agora vou me preparando para fazer o Sebrae na Medida, a Sexta da Oportunidade e o Sebraetec”, concluiu a empreendedora.

Lucilene Santos