Home / Administração / UNIVASF PROMOVERÁ PALESTRAS SOBRE CIÊNCIA EM PRAÇA DE PETROLINA NO EVENTO “PINT OF SCIENCE”

UNIVASF PROMOVERÁ PALESTRAS SOBRE CIÊNCIA EM PRAÇA DE PETROLINA NO EVENTO “PINT OF SCIENCE”

Um encontro ao ar livre em que cientistas e pesquisadores sairão de seus laboratórios para conversar com a população sobre o papel da ciência na sociedade. Este é o objetivo do “Pint of Science”, evento que acontece de forma concomitante em vários lugares do mundo desde 2012 e que terá sua primeira edição em Petrolina. Organizado por professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e vai acontecer entre 14 e 16 de maio, às 19h, na Praça da Ciência, localizada à Av. Senador Darcy Ribeiro, próxima ao Campus Sede.

Nesta edição do Pint of Science, três temas serão tratados, partindo dos eixos principais: saúde, água e alimento. Na segunda-feira (14), haverá a palestra sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), com o professor Ricardo Santana de Lima, gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário da Univasf, e Aristóteles Cardona Júnior, médico e professor do Colegiado de Medicina. Na terça-feira (15), será discutida a temática “A fome no mundo e a nanotecnologia”, com o professor Helinando de Oliveira, do Colegiado de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais; e a professora Lucia Marisy, pró-reitora de Extensão. No último dia, a quarta-feira (16), será abordado o tema água, com a palestra “Os barões e as baronesas do Velho Chico”, com o professor Fabio Henrique Carvalho, do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat).

A ideia do Pint of Science surgiu em 2012, na Inglaterra, quando pesquisadores organizaram um evento e convidaram pessoas com doenças como Alzheimer, esclerose múltipla e Parkinson para mostrar de perto as pesquisas que estavam sendo realizadas sobre essas doenças. A experiência deu tão certo que os cientistas criaram um evento para que os pesquisadores saíssem das universidades e institutos de pesquisa para conversar de forma direta e didática sobre ciência com pessoas que não teriam acesso àqueles locais. Desde então, o evento acontece anualmente, em vários lugares do mundo. Este ano, 21 países irão promover o Pint of Science. No Brasil, 56 cidades realizarão o evento.

De acordo com o professor Helinando de Oliveira, o objetivo é fazer com que o evento aconteça todo ano, de forma itinerante e em lugares que são tidos como inusitados para a realização de palestras sobre Ciência. “Essa é uma forma de tirar a Ciência do laboratório e provar que ela é divertida, faz parte do dia a dia e não está ligada apenas a um grupo de pessoas, mas, também, àquelas que estiverem na praça ou passando pelo local. É uma forma prática de se fazer divulgação científica e de dialogar sobre ciência”, afirma Oliveira.