Europeu ficou fascinado pelo fato da bola quicar
O biólogo, segundo conta o historiador amazonense Gaspar Vieira Neto, teria ficado fascinado, principalmente, com a bola, que ao contrário do modelo europeu, quicava de um lado para o outro. A história, então, diz que, curioso, o francês questionou a origem do material que era feito o objeto. Os Cambebas (foto ao lado), por sua vez, o levaram a uma seringueira, mostrando o líquido que saía dela: era látex. Condamine levou esse conhecimento de volta para Europa, e o resto é história.
– Na verdade esse esporte praticado pelos Cambebas é precursor do futebol moderno e tem muita semelhança com o futebol atual, principalmente pelo fato de passar a bola entre as duas traves para conquistar a vitória. É o primeiro registro, no Brasil, da prática de um esporte precursor do futebol – disse.
Em um grande terreiro da aldeia, os Cambebas ficavam nos dois extremos do campo, com dois pares de varas – que hoje seriam nada mais que traves – a uma certa distância um do outro. Os índios corriam em busca de uma bola feita de borracha, impulsionada com chutes. A finalidade era passar a bola entre as duas traves e sempre usando os pés.