SÓ RECORD CONSEGUIU CÂMARA AO LADO DE LULA; GLOBO E BAND FICARAM LONGE

Entre as principais emissoras de televisão, apenas a Record News conseguiu posicionar câmera-man próximo ao caminhão usado como palanque por Lula neste sábado (7.abr.2018). Equipes da Globo News e da Band News TV ficaram mais afastadas. O bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, é o proprietário da Record.

Foi o 1º discurso do ex-presidente após ter sua prisão decretada. No Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), o petista falou por 55 minutos e confirmou que irá se apresentar à PF (Polícia Federal).

Sem conseguir se aproximar muito de Lula, GloboNews reproduz imagem da TVTReprodução/Globo

Band transmite imagens do canal do Sindicato dos MetalúrgicosReprodução/Band

Record é a que mais se aproximou do ex-presidente LulaReprodução/Record

Curiosamente, a Record News foi a única que não transmitiu a íntegra do discurso do Lula.  As imagens transmitidas pela Globo News e pela Band News TV são geradas pela TVT -o canal de televisão do Sindicato dos Metalúrgicos.

Diversos jornalistas relataram ter dificuldades ao tentar se aproximar do ex-presidente. Vários foram hostilizados. Repórteres da CBN e do Estado de S. Pauloforam agredidos no entorno do Sindicato. Na 6ª feira (6.abr) à noite, em Brasília, manifestantes protestaram em frente à sucursal da Globo.

O ato foi uma homenagem ao aniversário da ex-primeira-dama Marisa Letícia, falecida em fevereiro de 2017. Neste sábado ela faria 68 anos. A celebração começou às 10h45. Lula começou a discursar ao meio dia.

Lula iniciou sua trajetória política no antigo Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo -hoje entidade que representa todo o ABC (região da Grande São Paulo que congrega várias cidades industriais, sobretudo Santo André, São Bernardo e São Caetano).