UNEB de Juazeiro leva projeto de acesso à legislação agroambiental para a comunidade

O Departamento de Tecnologia e Ciência Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) firmou parceria com o Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves do Santos (CODEFAS), que fica no bairro Piranga, em Juazeiro. A iniciativa ocorreu através do projeto de extensão da UNEB que prevê a promoção da legislação agroambiental para a comunidade estudantil.

Além de desmistificar os textos da constituição brasileira sobre o meio ambiente, o projeto “Estratégias de Acesso Social à Legislação Agroambiental, como Mecanismo de Proteção aos Bens de Uso Comum” colabora também para construir uma consciência crítica e, assim, fazer com que a proteção dos recursos naturais se torne um hábito na vida de todo cidadão.

“Cada um de nós tem que exercer o papel de agente e fiscalizador do processo que protege o meio ambiente. Então, um dos objetivos do projeto é promover o acesso à informação para que as pessoas possam auxiliar na defesa ambiental”, explica o professor do DTCS e coordenador do projeto, Jairton Fraga.


Marco inicial

O evento realizado pelo Colégio Estadual na última sexta-feira (30), “Codefas em Exposição”, trouxe como ênfase a Caatinga e contou com diversas atividades e exposições em homenagem a personagens célebres da cultura nordestina, Luiz Gonzaga e Jorge Amado.

A data também marcou também o início da relação com a UNEB, já que os coordenadores do projeto de extensão do DTCS, Jairton Fraga e Ivanildo Lima, foram convidados para ministrar palestra sobre o Bioma Caatinga e Energias Renováveis.

“A palestra é de extrema importância para os alunos que são do ensino médio e precisam reforçar esse conteúdo, não só com o intuito de fazer o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas também como formação de cidadania”, avalia a coordenadora pedagógica do CODEFAS Newma Masceno.


O projeto

O projeto de extensão foi desenvolvido pelo Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes), em parceria com o Colegiado do Curso de Direito e com o Núcleo de Práticas Jurídicas, todos do DTCS da Universidade, com o apoio do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA).

A iniciativa vai envolver, junto com a sociedade, a realização de pesquisas de campo, elaboração de materiais de divulgação, realização de palestras, seminários, minicursos e conferência, mobilizando profissionais da área jurídica, agricultores, estudantes, donas de casa e toda a comunidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *