DIA MUNDIAL DA ÁGUA SERÁ COMEMORADO PELO SAAE COM ATIVIDADES DE CAMPO E PALESTRAS EM ESCOLAS

O Assessor de Comunicação do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro Antônio Pedro e o técnico do–SAAE/Juazeiro Wilson Alves participaram  do Programa Bastidores da notícia e falaram sobre a programação do Dia Mundial da Água em Juazeiro e ressaltaram a importância da Caixa de Gordura em sistemas de tratamento de esgotos.

De acordo com Pedro, estão sendo realizada uma serie de palestras nas escolas para conscientizas os alunos sobre a importância de economizar a água. “Nós achamos que a realização dessas palestras é o caminho mais fácil de chegar até as residências. O aluno ouve as palestras na escola e quando chega em casa multiplica a informação.

Amanhã (hoje 21) iremos iniciar uma campanha em toda mídia mostrando a importância de racionar a água. Além disso, os alunos irão fazer algumas visitas técnicas no Sistema de Capacitação do SAAE no dia 22 e no período noturno estaremos com o pessoal da Univasf fazendo uma palestra no bairro Codevasf”, disse Antônio.

Por sua vez, o técnico do–SAAE/Juazeiro Wilson, disse que o desafio do SAAE é buscar o maior número de Caixas de Gorduras instaladas no município para que diminua a problemática do desentupimento. “A Caixa de Gordura é o equipamento que tem a importante função de coletar e armazenar os resíduos gordurosos originados em pias de cozinha e máquinas de lavar louça, evitando que ocorra o entupimento de tubulações e que o efluente seja direcionado diretamente para o sistema de tratamento sanitário. Estamos orientando as pessoas a utilizarem este equipamento, a caixa de gordura é fundamental. No entanto, é preciso que a cada 30 dias a limpeza seja feita pelo próprio usuário para que não acumule muita gordura e provoque mau cheiro”, informou.

Ele disse ainda que em Juazeiro já foram registrados inúmeros casos de rede de esgoto obstruída. “A maioria é provocados pelo descarte de óleo usado e outros tipos de gordurano ralo da pia. A gordura vai direto para a rede coletora e se transforma em blocos sólidos que se fixam nas paredes das tubulações, reduzindo o espaço para a passagem da água, e, por consequência, provocando entupimentos e transbordamentos. Boa parte dessas ocorrências poderia ser evitada se cada morador instalasse na sua residência uma caixa de gordura. A caixa, disponível no mercado em diversos modelos, deve ser instalada na saída da água utilizada na pia e na máquina de lavar louças e antes de chegar à rede pública de esgoto”, concluiu Wilson.