Engenheiros Agrônomos de Honduras e Bolívia visitam o Mercado do Produtor de Juazeiro

Engenheiros Agrônomos de Honduras e da Bolívia estiveram na manhã da última sexta-feira (23) visitando as dependências do Mercado do Produtor de Juazeiro. Na ocasião os visitantes conheceram o processo administrativo do entreposto e todos os produtos comercializados da região e de outras localidades.

Segundo Carlonito Dias dos Santos, coordenador de estatística e controle de qualidade do entreposto, a visita teve como objetivo apresentar a realidade agrícola do Vale do São Francisco, bem como oportunizar informações sobre as pragas agrícolas que atingem os produtos da região. “Eles estão realizando uma pesquisa em diversos paises sobre pragas que atingem a agricultura de um modo geral. E a partir daí eles optaram em conhecer a realidade do Mercado do Produtor, um entreposto em destaque que comercializa produtos da região, de outros estados e até mesmo de outros países”, informou.

A estada dos engenheiros foi intermediada pela Moscamed, responsável pela elaboração do roteiro que contou com visitas a fazendas de manga, uva, empresas e propriedades agrícolas locais. Já no Mercado do Produtor o coordenador de estatística pôde explicar a importância do processo comercial realizado no entreposto. “É um momento oportuno para vivenciar a produção, e qualificação dos produtos, numa central que chega a comercializar 80 mil toneladas de mercadorias por mês. Acredito que proporcionar aos visitantes uma integração com o setor produtivo local e informar sobre a importância do entreposto também contribui para esse intercambio de conhecimentos”, observou.

Para o secretário de Agricultura, Josival Barbosa a visita também permitiu aos estrangeiros conhecer a dimensão do Mercado, além do contato maior com o dia a dia dos trabalhadores. “O Mercado do Produtor é um espaço onde eles visualizam a dinâmica de comercialização das matérias primas que aqui chegam. A nossa intenção é tentar mostrar a todos, que a agricultura é viável, que existem canais de escoamento, bem como mostrar a dimensão do entreposto em aspectos comerciais”, destacou Josival.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *