No último final de semana, profissionais e estudantes das áreas de saúde da região participaram do 1º Simpósio de Cuidados Paliativos do Vale do São Francisco. Promovido pelo Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP), o evento foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro (sexta-feira e sábado) e estimulou debates sobre os cuidados terapêuticos e multidisciplinares voltados aos pacientes sem possibilidade de cura.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HRJ, Laiane Bastos, o simpósio foi motivado pelo aumento do número de pacientes que necessitam de cuidados paliativos na região. Promovendo uma discussão com enfoque nos diferentes campos de assistência, o evento foi um sucesso e deverá contar com novas edições. “A gente contou com uma boa adesão dos estudantes e profissionais de saúde. A quantidade de inscritos chegou a contar com lista de espera para participação e superou todas as nossas expectativas. Esperamos que este seja o primeiro simpósio de muitos. O debate sobre os Cuidados Paliativos constitui um tema instigante e amplo para discussão, que demanda bastante conhecimento”, comenta.
O 1º Simpósio de Cuidados Paliativos do Vale do São Francisco contou com a presença dos diretores do HRJ, Kátia Regina Oliveira e José Antonio Bandeira, e do Superintendente do Hospital Dom Malan, Marcelo Marques. Também estiveram presentes o Coordenador do Centro de Oncologia do HRJ, Rodrigo Pinto, a Coordenadora de Cuidados Paliativos do IMIP, Mirella Rebelo e a Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HRJ, Laiane Bastos, que fizeram parte da mesa na abertura do evento.
