O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) busca ajuda do governo e autoridades para combater o fogo que consome a vegetação de Jacobina (BA) sua cidade natal. Desde que soube do incêndio na terça-feira (23/10) o parlamentar enviou ofícios e fez contato por telefone com várias autoridades, entre elas o Governador da Bahia, Jacques Wagner; o Comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia Dalton da Silva Barbosa; o Coordenador Executivo de Defesa Civil, Salvador Brito e o Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler.
De acordo com informações de Roque Tavares, brigadista que trabalha no combate ao fogo, após o clamor feito ao deputado e demais autoridade foi montado na cidade um grupo coordenado pela Policia Militar e composto pelo Corpo de Bombeiros de Senhor do Bonfim, Ibama, Polícia Civil, Mineradoras e Brigadistas de Jacobina que está trabalhando para a resolução do problema.
Ainda de acordo com Roque ontem a noite foi traçado um plano de combate ao incêndio, o primeiro passo foi montar uma barreira para que as chamas não atingissem as residências.
Até agora as áreas atingidas foram a Estância do Bandeirante, Vale do Brito, Vale da Pingadeira, Macaqueira e as serras próximas da cidade. Há um temor de que se o fogo não for rapidamente controlado ele atinja também os municípios de Mirangaba e Caem.
Até o momento as informações são de que mais de 40% da Serra já foi consumida pelo fogo e o incêndio continua fora de controle.
O deputado Amauri destacou a importância da ajuda do governo do estado, órgãos ambientais e municípios vizinhos no combate ao fogo, Saliento que a prefeitura de Jacobina não dispõe de Corpo de Bombeiros nem de muito menos um sistema eficiente de combate a incêndio, contando apenas com um caminhão da brigada de incêndio e com o trabalho voluntário de grupos como o Serra Verde. Precisamos de toda ajuda para preservar nosso povo, nossa fauna e nossa flora que já vem sofrendo tanto com esse longo período de estiagem, finalizou Teixeira.