LULA CONTINUA O PREFERIDO DOS NORDESTINOS PARA PRESIDENTE COM 39%, ENQUANTO QUE SÓ 7% DOS ELEITORES DO SUL VOTAM NELE

por Rodrigo Zuquim

No cenário mais plausível, neste momento, para a sucessão presidencial, a liderança de Lula fica muito clara no Nordeste, onde o petista obtém o seu maior percentual.

Segundo o DataPoder360, o petista chega a 39% de intenção de voto entre eleitores nordestinos. No Sul, Lula despenca para apenas 7%. O Sudeste, que é vital para quem deseja se eleger presidente, dá a Lula 24%, uma taxa respeitável e apenas 2 pontos abaixo da média nacional do petista, que é de 26%.

DataPoder360 revela duas curiosidades sobre o possível candidato do PT. A primeira é que ele tem uma intenção de voto mais robusta entre pessoas mais velhas. Por exemplo, 35% entre os eleitores da faixa de 25 a 44 anos e 29% do grupo que tem entre 45 e 59 anos.

Trata-se de uma novidade em relação aos primórdios das trajetórias de Lula e do PT, quando a maioria dos votos tinha como origem eleitores mais jovens. Uma leitura possível: o eleitorado do PT envelheceu e o partido deixou de atrair novas gerações como fazia no passado.

A outra curiosidade é que o petista tem mais votos entre mulheres (29%) do que entre homens (22%). Na 1ª eleição vitoriosa do petista ao Planalto, em 2002, houve dificuldade para atrair o voto feminino.

O então marqueteiro do PT Duda Mendonça, em 2002, apelou no fim da campanha para imagens com mulheres em uma propaganda que ficou famosa, com um batalhão de grávidas caminhando em campo aberto ao som do Bolero de Ravel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *