O Mercado do Produtor de Juazeiro periodicamente é visitado por estudantes da área agrícola de todo o Brasil. Na manhã desta quinta-feira (23), cerca de 20 alunos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, da cidade de Imperatriz conheceram as dependências do entreposto e viram de perto a realidade do quinto maior CEASA do país em volume e negócios.
A aluna do 5º semestre, Priscila Araújo falou sobre a importância da visita para sua graduação. “Foi uma riqueza de conhecimentos ver de perto o funcionamento do Ceasa de Juazeiro, pois eu pude tirar dúvidas sobre a formação dos preços dos produtos hortifrutigranjeiros e como funciona o comercialização”, conta a estudante.
Os alunos do 8º e 10º períodos do curso de agronomia foram atendidos pelo diretor executivo da AMA, Mitonho Vargas e pelo Supervisor de estatística e controle de qualidade do entreposto, Carlonito Dias dos Santos onde tiraram suas dúvidas e percorreram o mercado para conhecerem de perto como funciona a logística e a infraestrutura do sistema de abastecimento de Juazeiro.
“Nós estamos sempre dispostos a contribuir para a troca de informações com alunos, produtores e demais interessados de qualquer área que queiram conhecer o funcionamento do Mercado do Produtor de Juazeiro. São sempre muito proveitosas as visitas que recebemos e enriquecedoras na troca de informação, nas sugestões de melhorias. Acredito que essa integração contribui na formação desses jovens”, externou Mitonho Vargas, Diretor Executivo da AMA, que é responsável por feiras, mercados e camelódromo de Juazeiro.
Para as professoras do curso de Agronomia da UESMA, Priscila Gonçalves e Leticia Araújo a visita permitiu aos alunos conhecerem a dimensão do Mercado e observarem em campo como funciona o entreposto. “O Ceasa de Juazeiro tem grande importância em questão de negócios, de comercialização para o Nordeste e demais regiões do país. Foi uma experiência enriquecedora para nossos alunos avaliarem como futuros agrônomos como funciona um grande entreposto”, disse Priscila que leciona a disciplina Fruticultura.
Daniela Duarte/AMA