ESF e profissionais do NASF de Juazeiro participam de curso sobre drogas

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) continua realizando o Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para profissionais da Rede Básica. Nesta terça-feira (16), as equipes do NASF e de Saúde da Família (ESF) se reuniram mais uma vez para assistir a capacitação no Centro de Saúde III.

Para a médica da ESF, Ana Cláudia Dantas, a iniciativa é muito importante. “A questão das drogas é um problema de saúde pública e deve ser observado com mais atenção. Este treinamento vai melhorar o nosso padrão de atendimento ao usuário de drogas. É uma forma de estarmos com olhos mais atentos para a comunidade, melhorando a estratégia de recepção ao paciente. Com isso, os benefícios já iniciam desde as Unidades Básicas e caso necessário, encaminhamos para o CAPS”, afirmou.

A aula foi ministrada pela psicóloga e educadora do Centro de Referência Regional da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcante da Faculdade de Medicina da UFBA, Flora Couto. “A saúde é uma prioridade nesta gestão. Existem Programas Federais para vários problemas de saúde, como diabetes, hipertensão; e não podemos deixar de investir nesta área para garantir melhores cuidados e serviços mais resolutivos tanto para o usuário de álcool, crack e outras drogas, como para seus familiares”, informou a supervisora do Núcleo de Saúde Mental – CAPS, Cilene Duarte.

O curso foi iniciado em 24 de julho deste ano com aulas expositivas, estudos de casos, histórias de vida, discussão de filmes, observação e análise prática; e está sendo promovido pela Sesau em parceria com a UFBA e o Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas da Bahia (CETAD).

A capacitação está sendo ministrada por profissionais do CETAD e da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC), que é um serviço de extensão permanente da Faculdade de Medicina da Bahia – FMB/UFBA, voltado para atenção ao uso de drogas e redução de danos.

Ao final do curso, os profissionais apresentarão para a equipe Projeto de Intervenção Médico-Social. O objetivo é qualificar os profissionais da atenção básica para o atendimento de usuários de álcool, crack e outras drogas. O curso será encerrado em dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *