Zona Rural de Petrolina ganha 54 escolas com Tempo Integral


Dando continuidade ao Programa Mais Educação – Escola em Tempo Integral, que visa induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral, 54 novas escolas estão na fase de implantação na Zona Rural de Petrolina.

O inicio da próxima etapa do Programa está previsto para o mês de novembro, após a preparação das escolas como também da secretaria, que requer uma demanda grande de preparativos como transportes, alimentação, merendeiras, contratação de professores, etc. Aproximadamente 8.000 crianças terão 4 horas diárias de aula e mais 3 horas de atividades. Além de lanche do seu horário normal, elas também terão direito a almoço e outras refeições.

Segundo a coordenadora do programa, Amelita Bezerra, os resultados nas escolas pioneiras são perceptíveis. “Através de conversas nas reuniões com os responsáveis pelo programa nas escolas, é fácil perceber as mudanças de comportamento, atitudes e rendimento da aprendizagem dos estudantes. Os pais estão muito satisfeitos com os resultados”, afirmou Amelita. A coordenadora falou ainda do acréscimo educativo que o programa vem proporcionando aos alunos das escolas municipais de Petrolina. “É vida e estímulo que entrou pelos portões das escolas e fez as crianças encontarem uma forma nova de aprender. O programa busca evidenciar uma educação voltada ao desenvolvimento das potencialidades do educando, dentro de um novo contexto que o mundo é parte da escola e a escola é um novo mundo de descobertas”, ressaltou Amelita.

As 17 escolas pioneiras no projeto já estão na fase de encerramento, uma vez que o programa tem duração de 10 meses. Essas escolas já estão garantidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para continuarem com o programa em 2013. A verba total da próxima etapa é aproximadamente R$ 2.700, 000,00. Sendo que a quantia vai direto para a escola, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) , recurso do FNDE.

 

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