SIMPÓSIO EM PETROLINA DEBATEU OS MALEFÍCIOS DO USO INDISCRIMINADO DE ANTIBIÓTICOS

Após palestras e discussões sobre o papel da sociedade e dos profissionais de saúde na utilização e prescrição correta de antibióticos, o simpósio “Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos – Petrolina fazendo sua parte”, realizado pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária, encerrou na tarde desta sexta-feira (17).

O evento, que aconteceu no Sest/Senat, teve como objetivo principal a conscientização da sociedade sobre a utilização indiscriminada de antibióticos, que deve ser utilizado somente com prescrição médica e em casos que realmente necessitem deste tipo de medicamento. Participaram do encontro o professor Dr. Mateus Matiuzzi da Costa, da Universidade Federal do Vale do São Francisco e o especialista da Agência de Vigilância Sanitária, Heberton Solano Novaes.

A Organização Mundial de Saúde celebra entre os dias 13 e 17 de Novembro a Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos, e nós não podíamos deixar passar essa oportunidade em Petrolina. Discutimos o quanto é necessário que, antes de tomar qualquer antibiótico, o paciente busque orientação, já que nem sempre a doença é tratada com este tipo de remédio. O uso responsável dos medicamentos também ajudará a reduzir a ameaça de resistência aos antibióticos”, destacou o diretor da Vigilância Sanitária, Anderson Souza.

ANTIBIÓTICOS

Os antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar doenças provocadas por elas, mas as bactérias têm mecanismos para se defenderem quando são expostas repetidas vezes e por longos períodos aos antibióticos. A resistência aos antibióticos é uma defesa natural das bactérias e pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação. Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos tanto na saúde humana quanto dos animais. Por isso, está cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções e a resistência aos antimicrobianos está sendo considerada uma das maiores preocupações globais em saúde pública. (Anvisa)

Karem Moraes

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Petrolina

Contato: (87) 98804-3584// (74) 99188-2672

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *