Investimentos em Educação Infantil crescem em Petrolina

Educação para as crianças, alegria para as mães e satisfação para a comunidade. Em Petrolina, além de aproximadamente 90 unidades do Programa Nova Semente entregues à população, já foram aprovadas também 15 unidades de acolhimento Proinfância. Duas já foram entregues e ficam localizadas no bairro João de Deus e Pedra Linda, cinco estão em construção e oito já estão em fase de licitação.


As creches atendem 180 crianças nos horários de 7h às 17h. São cinco refeições diárias e mais de 40 funcionárias que fazem o acompanhamento destas crianças. “Nós temos mais de 22 atividades diárias com as crianças, desde alimentação na hora em que elas chegam, até o banho e a preparação na hora que os pais vêm buscá-los”, explicou a gestora da Unidade Proinfância localizada no bairro João de Deus, Maria Zélia Vasconcelos.

A creche beneficia, principalmente, mães como dona Maria Helena da Silva, que precisam trabalhar para ajudar no orçamento em casa. “Eu tenho que trabalhar e não tinha onde deixar minha filha. Graças a Deus essa creche chegou para ajudar nossa comunidade”, explicou a mãe de Riana Ketelyn, de apenas um ano e seis meses.

As unidades Proinfância priorizam a acessibilidade, fazendo as adequações necessárias a fim de permitir seu uso por pessoas com necessidades especiais, criando e sinalizando rotas acessíveis, ligando os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação.

A Prefeitura Municipal tem investido muito em educação infantil. Já são quase 100 unidades do Programa Nova Semente entregues à comunidade. Serão 6.000 crianças de 0 a 6 anos de idade atendidas até o final deste ano. Cada unidade do Programa atende 60 crianças durante 12 horas diárias (de 6h às 18h) com cinco refeições por dia, acompanhamento pedagógico, odontológico, psicológico e auxílio de outros profissionais.

Para melhorar a educação e possibilitar que as mães possam desenvolver atividades fora de casa, a prefeitura de Petrolina está investindo cada vez mais na educação infantil. “Compreendemos a situação de cada família em Petrolina e estamos cada vez mais em busca da melhoria da educação das crianças, possibilitando também que suas mães possam retornar ou se inserir pela primeira vez no mercado de trabalho”, explicou a secretária de Educação, Célia Regina de Carvalho.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *