A Banda Marcial Império Petrolinense (BAMIPE) está em festa. Dessa vez, o som dos instrumentos vai animar os parabéns para os próprios integrantes, afinal, está celebrando 10 anos de fundação.
Sediada na Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (antigo CAIC) e regida pelo professor – regente Manoel Gonçalves, a BAMIPE foi a primeira Banda marcial mantida pelo município. A secretária Executiva de Alfabetização, Aprendizagem e Ensino, Sonia Passos, foi uma das idealizadoras da formação do conjunto a época. “Pensamos em uma atividade destinada aos alunos do 5º ao 9º para auxiliar nos estudos e na convivência, afinal a música ajuda na compressão de mundo, disciplina, além de entreter. Tenho muita satisfação de ter participado de sua concepção e, hoje, celebrar esse aniversário”, pontua.
Atualmente, a banda conta com 55 integrantes, entre alunos e ex-alunos da Rede municipal. Ao longo dos anos, mais de 600 músicos foram formados. “É uma grande emoção toda vez que toco. A banda, ao longo desses anos, me ensinou muito mais que música”, comentou Rodrigo Silva, tubista, que participa desde a fundação e, hoje, já multiplica o aprendizado sendo regente em outra banda da cidade. “Temos colegas que tocam com artistas da região ou tem suas próprias bandas”, completou.
Para Manoel Gonçalves, o popular Neca, comandar a banda é um grande orgulho. “Graças a Deus estou nessa missão. Sou muito feliz e realizado quando estamos nos apresentando e vendo a evolução de cada aluno. Todas as vezes que convidam, estamos lá, tocando e animando a população”, frisou. No desfile de aniversário de 122 de Petrolina, no último dia 21, os músicos animaram a Avenida com seu repertório de clássicos e músicas populares.