Secretaria de Saúde de Petrolina inicia atividades da Escola de Redução de Danos

No intuito de possibilitar a troca de experiências entre diversos serviços e profissionais de diferentes áreas de atuação na construção de uma rede integrada de atenção às pessoas que fazem uso de drogas, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) inicia as atividades da Escola de Redução de Danos, com a participação de representantes das áreas de segurança pública, saúde, assistência social, educação e assistência especial à mulher.

Durante os encontros, são discutidas questões relacionadas aos cuidados oferecidos aos usuários de drogas na região e a forma de abordagem desses usuários em casa e na rua, bem como os modelos de abordagem utilizados pelos Centros de Atenção Psicossocial. “A SMS vem se mobilizando para organizar esse tipo de cuidado em Petrolina e ampliar o acesso desses usuários aos serviços públicos de saúde”, afirmou o coordenador de Promoção à Saúde da SMS, Silvoney Junior Matos, explicando que uma das principais atribuições do projeto Escola de Redução de Danos é possibilitar o trabalho integrado de vários setores sociais.

No período de formação, que deve durar oito meses, os redutores de danos realizarão, por exemplo, ações educativas sobre a redução de danos com equipes de saúde, justiça, segurança pública, comunidade e conselhos, atividades junto às comunidades sobre a questão do uso de álcool e outras drogas, além de desenvolver estratégias políticas que possam desconstruir o senso comum de que todo usuário de droga é um doente e requer internação, prisão ou absolvição.

O grupo, formado por 18 redutores, reúne-se uma vez por semana, na quarta-feira, às 18 horas. O objetivo do projeto é que esses redutores possam atuar nos seus serviços, orientando os usuários de drogas e desenvolvendo campanhas educativas nas comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *