Ao inaugurar, a primeira Base Comunitária de Segurança do interior do Estado, em Itabuna, no bairro de Monte Cristo, o governador Jaques Wagner destacou os bons resultados obtidos nos locais onde as unidades já foram instaladas. Na região do Nordeste de Amaralina, por exemplo, onde o Estado implantou três Bases Comunitárias de Segurança para atender aos bairros do Nordeste, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas, a redução da violência já chegou a cair pela metade. “No Nordeste de Amaralina nós já estamos chegando ao nível de 50% de redução, e eu não tenho dúvidas de que em Itabuna teremos o mesmo sucesso”, afirmou o governador.
“Vamos instalar outras bases em diversos municípios baianos”, lembrou Wagner, citando mais duas Bases Comunitárias que serão inauguradas, a do bairro de Rio Sena, no subúrbio ferroviário, em Salvador, e a de Feira de Santana, na segunda e quinta-feira da próxima semana, respectivamente. A solenidade de inauguração contou com a participação do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, além de outras autoridades.
A unidade de Itabuna é a oitava Base da Bahia, integrando as ações do Pacto pela Vida. Inicialmente, o município recebe uma unidade provisória, até que as instalações definitivas fiquem prontas, mantendo um efetivo de 80 policiais, radiopatrulhamento com quatro viaturas e oito motos.
Foto: Manu Dias/SECOM