Instituição renomada do Rio de Janeiro reconhece nacionalmente o SUS de Juazeiro como modelo a ser seguido

 

O Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS) do Instituto de Medicina Social (UERJ) do Rio de Janeiro, um reconhecido grupo de pesquisa com grande produção bibliográfica sobre o princípio constitucional da integralidade em saúde, reconheceu nacionalmente este mês em seu Boletim os trabalhos desenvolvidos no município de Juazeiro-BA dentro do projeto “Incubadoras da Integralidade em Saúde”.

Desde meados de 2011 que a Secretaria da Saúde de Juazeiro em parceria com o LAPPIS e a Univasf formalizaram a Incubadora da Integralidade do Vale do São Francisco (5ª do Brasil), que converge esforços para qualificação da atenção à saúde – através do fortalecimento de pesquisas, processos formativos com profissionais, estudantes e gestores -, bem como busca consolidar a integração ensino-serviço de maneira inovadora na região.

A coordenadora do LAPPIS e idealizadora das Incubadoras, Roseni Pinheiro, destacou as experiências exitosas no país. Dentre as citações, o SUS de Juazeiro foi defendido como um dos trabalhos mais satisfatórios no Brasil. Roseni enumerou as experiências do Hospital Sofia Feldman de Belo Horizonte (a primeira incubadora institucionalizada), o SUS de Rio Branco (incubadora do sitio avançado norte) e o SUS de Juazeiro da Bahia (recente incubadora institucionalizada).

De acordo com a coordenadora é importante auxiliar a continuidade dessas experiências que defendem o SUS. “Todas estão com desempenho bastante satisfatório e buscam boas práticas de saúde pública, principalmente o caso especifico do SUS de Juazeiro, que tem o maior IDSUS entre os municípios de médio porte do Estado da Bahia e está na quarta posição entre as capitais do Nordeste”, afirmou.

Assinatura do Termo de Cooperação entre instituições parceiras

No início de maio deste ano, durante o Seminário de Pesquisa, que aconteceu na Univasf em Petrolina, o secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Moreira, e instituições parcerias assinaram o Termo de Cooperação Técnico-Científica entre Lappis (IMS/UERJ) / LEPII / UNIVASF e Secretaria da Saúde, marcando oficialmente o lançamento da Incubadora da Integralidade em Saúde do Vale do São Francisco.

“Queremos continuar fortalecendo as parcerias para fomentar pesquisas e, com isso, verificar se o usuário está sendo atendido de forma integral, desde os serviços mais simples aos complexos, além de saber quais áreas estão precisando de mudanças para atender melhor o cidadão. Vamos continuar apoiando estas parcerias que contribuem para melhorias dos serviços, sendo esta uma das prioridades da atual gestão”, explicou Ubiratan Moreira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *