EBDA e Embrapa discutem necessidades de pesquisa agrícola na Bahia


Dirigentes da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), órgão da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), e da Embrapa Tabuleiros Costeiros se reúnem hoje (11), no município de Ribeira do Pombal, com o objetivo de realizar proposta de pesquisa sobre as lavouras de milho, feijão, mandioca, soja, girassol e algodão.

O primeiro passo para incrementar a parceria foi dado quando uma comitiva da EBDA, liderada pelo diretor de Agricultura, João Bosco Ramalho, esteve na sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, no mês de agosto, para conhecer os trabalhos de pesquisas realizados em Sergipe. A EBDA apresentou suas demandas de pesquisa, o que gerou a oportunidades de firmar a parceria.

 

Além de palestras, debates e reuniões, a comitiva da EBDA visitou o campo experimental de Itaporanga d´Ajuda, onde conheceram os bancos de germoplasma de coco e mangaba, da Embrapa, como também trabalhos de agroecologia.

Objetivos 

“Queremos aproximar o diálogo com a Embrapa, sobretudo nesse momento em que se busca a transição da agricultura tradicional desenvolvida pela agricultura familiar para a agroecológica,” disse João Bosco, ao afirmar que cinco mil quintais agroflorestais então sendo implantados em 13 territórios da Bahia.

Ele ressaltou a importância da pesquisa, principalmente na região de Paripiranga, no Território Semiárido Nordeste II, onde o governo pretende reforçar a policultura para fazer face a expansão do milho, que predomina nessa localidade. “Buscamos evitar a monocultura do milho, e estimular a diversificação de culturas na agricultura familiar, com sustentabilidade”, garantiu o diretor. 

O chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, da Embrapa, Ronaldo Souza Rezende, afirmou que “a reunião de hoje servirá para definir, ajustar, discutir e planejar as ações da Embrapa relativas a diversas culturas visando à sustentabilidade do polo de produção da Bahia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *