Conhecer o projeto de implantação do Sistema de Produção Integrada de Alimentos da Embrapa. Esse foi o principal tema da reunião que aconteceu na última terça-feira (25), com secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama e o professor do Colegiado de Medicina Veterinária da Univasf, René Geraldo Cordeiro Silva Junior.
O encontro também teve o objetivo de trocar experiências e firmar parcerias em projetos futuros entre as instituições. “Esse primeiro momento foi para apresentar ao secretário o “Sisteminha”, que será implantado em breve, no espaço Plural da Univasf. Esperamos futuramente firmar uma parceria com a Prefeitura para expandir esse projeto para as comunidades rurais de Petrolina”, falou o professor René Silva.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, reforçou a disponibilidade da secretaria em trabalhar em conjunto. “Vamos acompanhar as etapas de implantação desse Sistema e esperamos estabelecer uma grande parceria que venha ajudar ainda mais o homem do campo”, comentou o secretário.
Sobre o “Sisteminha”
O Sistema de Produção Integrada Alternativa de Alimentos (Sisteminha Embrapa), desenvolvido pela Embrapa Meio-Norte, foi criado em dezembro de 2011 e utiliza materiais disponíveis na região Nordeste, com destaque para a aquicultura. O sistema consiste em um tanque de piscicultura; um galinheiro; um minhocário; hidroponia e uma área para compostagem, além de uma horta. O tanque de piscicultura tem capacidade para 5000 litros, e funciona com um sistema de recirculação de água.
Lilian Telles