A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, realizou na última sexta-feira (21), na Câmara de Vereadores, o I Encontro de Turismo de Sobradinho (BA), com tema “Programa de Regionalização do Turismo e Estruturação da Instância de Governança “.
O evento teve como objetivo discutir o segmento do turismo, suas potencialidades e ações que deverão sem implementadas para o fortalecimento do setor no município.
A terra da barragem é reconhecida pelo grande potencial turístico que apresenta, com fortes aspectos culturais e belezas naturais. Em Sobradinho estão o maior lago artificial do mundo em espelho d’água, o Velho Chico do Porto da Juacema, a eclusa, o Chico Periquito, os esportes náuticos, a arqueologia, as inscrições rupestres, o Forró do Vaqueiro, o artesanato, a música, a poesia, a culinária do peixe e uma gente cheia de histórias para contar.
No encontro os participantes identificaram essas possibilidades e iniciaram um planejamento sobre as ações estratégicas para o desenvolvimento do setor, que fomenta a economia no município.
Participaram do evento, o Presidente da Câmara de Vereadores, Jarques Canturil, vereadores, secretários municipais, o gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro, integrantes da Câmara de Turismo, representantes da sociedade organizada e comunidade.
O evento foi aberto com arte. O Grupo Ponto de Cultura revisitou a história de Sobradinho, através de uma apresentação teatral com o tema “Turismo Cultural Gerando Oportunidades”.
Em seguida, iniciou-se uma rodada de palestras. O Secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Luiz Nery Junior falou sobre “Turismo Integrado e Sustentável”.
“Programa de Regionalização do Turismo” foi o tema abordado por Luciano Lima de Correia, da Câmara de Turismo. Jomar Benvindo e Alan Alves ministraram os temas “Fortalecimento do Conselho e Plano Estratégico de Turismo para o Município” e “Características, Desafios e Possibilidades da Cultura Criativa”.
O Gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro, ministrou o tema “O Fomento ao Turismo na Região”
Ascom PMS