Alunos da UNEB participam de intercâmbio estudantil na Espanha

Os quatro estudantes de Agronomia do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) aprovados pelo programa Ciência Sem Fronteiras viajam na próxima quarta-feira (12) para Barcelona, na Espanha. O intercâmbio de ensino na Universidade da Catalunha tem vigência até 31 de agosto do próximo ano.

Através do convênio de cooperação acadêmica entre a Uneb e o programa Ciência Sem Fronteiras, dez vagas foram disponibilizadas para os departamentos da UNEB, quatro delas destinadas para o DTCS de Juazeiro.

Os selecionados foram os graduandos do curso de Agronomia Caio Bernardo, Caio Lopes, Carlos Aguiar e Lorena Carvalho. “Esta é a primeira vez na história da instituição que cinco alunos participam do intercâmbio de ensino em outro país”, afirma o professor Jairton Fraga, relembrando também a aprovação da estudante Elaine Galvão que já está na University of Wisconsin, nos Estados Unidos.


Além da bolsa integral de ensino, os novos alunos aprovados irão receber o auxílio de bancada, referente a materiais didáticos a serem utilizados, o seguro saúde e também auxílio para o pagamento das passagens aéreas. Já a moradia e alimentação ficarão por conta dos próprios estudantes, que pretendem morar juntos.


Eles irão cursar parte da graduação em um dos departamentos da Universidade Politécnica da Catalunha, que é a Escola Superior de Agricultura de Barcelona (ESAB), situada no município de Castelldefels, a cerca de 500 km de Madrid, capital da Espanha. Onde permanecerão por cerca de um ano. Após o prazo final da bolsa, os alunos têm um prazo de mais 90 dias para retornar à instituição de ensino de origem.


O plano de trabalho para a bolsa de graduação sanduíche desenvolvido junto com o professor Jairton Fraga, foram incluídas não apenas a proposta de matrícula dos alunos na Universidade da Catalunha, como também de estágio. Todos terão a oportunidade de participar das atividades de ensino, pesquisa e extensão na ESAB. Os estudantes pretendem também ingressar nos cursos dos idiomas catalão, espanhol e inglês.


Caio Bernardo acredita que apesar da semelhança entre o português e o espanhol, a comunicação será uma das dificuldades a serem enfrentadas no primeiro momento, já que ainda não tem domínio da fala e nem da escrita do idioma espanhol. As despesas dos cursos de línguas também serão pagas pelos próprios alunos.


O objetivo dos graduandos é aproveitar ao máximo as oportunidades que estão tendo. Carlos Aguiar, aluno do 5º período de Agronomia ressalta que a experiência do intercâmbio estudantil irá trazer benefícios não apenas profissionais, como também pessoais, já que irá se deparar com outra cultura e lidar com novas situações.


Ciência Sem Fronteiras – O Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT) e do Ministério da Educação (MEC). O programa prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio dos alunos de graduação e pós-graduação em diversos países. Bolsas de mestrado e doutorado também são oferecidas. Mais informações através do site www.cienciasemfronteiras.gov.br/.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *