CRISTÃOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO AINDA ESTÃO SURPRESOS COM A RENÚNCIA DO BISPO DE PETROLINA

Logo após a divulgação pela CNBB da sua renúncia ao bispado, o ex-bispo de Petrolina Dom Manuel dos Reis de Farias, recebeu a imprensa e reconheceu ter pegado os fiéis e até mesmo membros da Igreja Católica de surpresa, com a sua renúncia divulgada na manhã de hoje (ontem, 12). Ele explicou que a tramitação da sua aposentadoria durou cerca de seis meses e não poderia ser divulgada.

Ao BlogQSP  disse que “Eu reconheço que é uma grande surpresa para todos, é um assunto que a gente não pode comentar com ninguém. É segredo pontifício, até hoje (ontem) as 7h da manhã eu não podia dizer a ninguém, depois disso, quando lá corresponde a 12h é que notícia pode sair. E isso pesa muito, cada momento é medido, o dia, as horas para acontecer isso. Então a comunidade católica de Petrolina, toda a diocese, eu acredito que está recebendo isso com muita emoção porque é uma notícia que muitos não esperavam receber agora”, comentou.

Dom Manoel revelou os motivos do seu pedido de renúncia. “O tempo avança de maneira muito forte, exige muita disposição, força, coragem, disposição para continuar o barco. Então, aquela renuncia de Bento XVI todo mundo inteiro admirou, ele podia continuar como maior chefe religioso do mundo, chefe de estado também e renunciou, foi um grande exemplo. Claro que sou um circosinho comparado a Bento XVI, mas a missão é quase a mesma que a Igreja que precisa ser administrada e bem administrada. E por isso, vendo o momento, cada vez mais exigente e vendo também meus limites, já passei dos 70 anos e tomei essa decisão consciente e estou saboreando esse momento que é de muita emoção e ao mesmo tempo firmeza que eu sei que virá o meu sucessor, bem mais novo, com certeza e com mais disposição de tal forma que corresponda mais com as exigências atuais”.

Ele informou que a partir de agora o novo bispo será escolhido pela administração do Colégio Consultores. “A igreja é muito organizada e no momento quem vai ficar a frente da diocese é o colégio consultores, quem for escolhido vai governar em comunhão com todo colégio”.

Dom Manoel deve permanecer na cidade até finalizar os festejos da padroeira, Nossa Senhora Rainha dos Anjos e depois fixará residência em Recife onde, ao lado de Dom Fernando Saburido, pretende continuar sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *