Esterilização e controle biológico de materiais é feito rigorosamente no HDM

Um dos grandes aliados na luta contra as infecções hospitalares é a Central de Material e Esterilização (CME). Uma unidade de apoio técnico para os demais setores assistênciais do hospital que presta serviço para assegurar a recepção, limpeza, descontaminação, desinfecção, preparo, controle, armazenamento e reprocessamento de material médico-cirúrgico. Esse trabalho garante a qualidade da esterilização e contribui para a prevenção das infecções.
No Hospital Dom Malan/Gestão IMIP a CME funciona plenamente. Com a coordenação de uma enfermeira e a atuação de 22 técnicas de enfermagem plantonistas e uma diarista,a equipe atua diariamente nos diversos setores do hospital.
Para a enfermeira coordenadora do setor, Naiany Braga, a Central de Material e Esterilização é imprescindível para o funcionamento de uma unidade de saúde, como o Hospital Dom Malan. “Somos responsáveis por todas as fases do processo de desinfecção e esterilização dos artigos médico-cirúrgico, realizamos testes biológicos diariamente para assegurar a eficácia da esterilização”, disse.
A coordenadora ainda destaca que o trabalho dos profissionais da Central é um grande aliado também para os pacientes e usuários do HDM. “Contribuimos junto à equipe multidisciplinar para diminuir o tempo de internação hospitalar do usuário do Hospital Dom Malan”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *