O DESASTRE ACONTECEU: A PARTIR DE HOJE, EM TODAS AS QUARTA-FEIRAS, ESTÁ PROIBIDA A CAPTAÇÃO DE ÁGUA NO RIO SÃO FRANCISCO

QUEM DESOBEDECER SERÁ MULTADO E TERÁ CANOS E BOMBAS  APREENDIDOS

A partir desta quarta-feira (21) fica proibida a captação de água do Rio São Francisco. A exceção fica por conta do abastecimento humano e animal. Quem desobedecer a determinação estará sujeito a multa e até a apreensão de bombas de captação. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20), restringe a captação nas quartas-feiras e foi batizada de “Dia do Rio”.

A vigência da ação vale pelo menos até o dia 30 de novembro. Segundo resolução da Agência Nacional de Àguas (ANA), a providência tem como base a “grave” situação de escassez de água na bacia do São Francisco. A ANA também diz que os rios afluentes que servem ao reservatório de Sobradinho, no vale São-Franciscano da Bahia, registraram as piores baixas no biênio 2016/2017.

Desde 2013, o manancial do São Francisco sofre com poucas chuvas, com prejuízos na reposição de água. Ainda segundo a agência, chove abaixo da média na bacia do São Francisco há sete anos. Maior reservatório do sistema, com volume útil de 28 bilhões de m³, Sobradinho tem capacidade para armazenar 34 bilhões de m³ de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *