A Prefeitura de Juazeiro, mediante convênio firmado com o Governo Federal, já tem assegurado o recurso no valor de R$ 48 milhões de reais para iniciar a maior intervenção urbana da história do município. O empreendimento, que já está em processo de licitação, consiste em obras de infraestrutura (pavimentação e drenagem de águas pluviais com construção de canal), mais 1.200 unidades habitacionais da segunda etapa do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e equipamentos comunitários, sendo 11 áreas de lazer, 03 postos de saúde, 04 escolas e 02 centros culturais.
A equipe que realizará o Trabalho Técnico Social (TTS/PAC 2) começou o planejamento interno e posteriormente irá a campo preparar as famílias beneficiadas dos 12 bairros da poligonal: Alto da Aliança; Antônio Conselheiro; Codevasf; Malhada da Areia; Argemiro; Nova Esperança; Vila Tiradentes; Vila Rica; Piranga; Piranga I e II; Jardim São Paulo e Jardim das Acácias.
O TTS/PAC 2 será uma ação amplificada e ampliada que se tornou obrigatória e foi melhorada a partir da experiência realizada na primeira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida. “Basicamente é um trabalho de mobilização e orientação para ajudar as pessoas a se sentirem em uma nova comunidade”, explica a diretora do Departamento de Infraestrutura Social da Secretaria do PAC (Sepac), Maria Fernandes Caldas.
A formação da equipe técnica social é multidisciplinar e composta por profissionais das áreas de Serviço Social, Ciências Sociais, Pedagogia, Comunicação Social, Economia, Administração e Educação Ambiental. São esses profissionais que farão o TTS antes, durante e após as obras de intervenção urbana em Juazeiro por um período de 24 meses, sob o acompanhamento e supervisão do Programa Social de Habitação da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) e coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
