Solos de sanfona, palestras, interpretações musicais e poéticas, marcam neste sábado (25), em Petrolina a realização do Tributo a Luiz Gonzaga, que o Vivência Centro Educacional promove a partir das 17 horas nas dependências da própria escola.
A justa homenagem vai contar com as participações do sanfoneiro Rennan Mendes e do poeta e compositor Marcone Melo, além de alguns números artísticos apresentados pelos alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental, que estão desenvolvendo desde o início do ano o projeto Luiz Gonzaga 100 Anos de Amor ao Sertão.
Segundo a coordenadora pedagógica do Vivência, Maria Conceição Souza, o tributo a Luiz Gonzaga conclui mais uma etapa do projeto, que vem trabalhando as letras e músicas do Rei do Baião a partir de um contexto sócio-linguístico-cultural. “Os alunos aprendem, compreendem e interpretam os sentimentos e costumes do povo nordestino de uma forma lúdica e participativa”.
Ainda de acordo com a coordenadora pedagógica, o Vivência publicou recentemente o Minidicionário do Gonzagão, que veio completar o entendimento dos alunos com a oferta dos significados para muitos dos termos, palavras e gírias utilizadas por Luiz Gonzaga em sua rica e vasta obra. “Agora, juntamos o conhecimento adquirido com as experiências e a obra de dois importantes intérpretes do cancioneiro gonzagueano, Rennan Mendes e Marcone Melo para uma justa troca de saberes em homenagem ao Gonzagão, o Pernambucano do Século XX”, concluiu Maria Conceição.