CRIADOR COMEMORA SUCESSO DA XI EXPOVALE

A Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco – ACCOSSF, juntamente com a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), realizaram neste último final de semana, a XI Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (EXPOVALE). O evento foi realizado no estacionamento do Juá Garden Shopping, em Juazeiro.

Em entrevista a redação do BlogQSP, integrante da ACCOSSF e um dos fundadores da exposição, Dr. Juvêncio Lustosa, fez um balanço do evento:  “A cada dia que passa a Expovale vai crescendo e a finalidade do evento vem sendo alcançada que é inserir o homem de sequeiro. Já conseguimos com eles a conscientização de melhorarem a genética e com isso sobrevivessem muito bem na área de sequeiro. Precisamos produzir aqui animais que possam ser exportado para o exterior”, disse.

Ainda assim, ele falou do Projeto Palmas para o Sertão. “A ação pretende preparar melhor o produtor, profissionalizando a atividade, tornando-o mais preparado e competitivo para o mercado. A reserva forrageira é de necessidade estratégica para os produtores, diminuindo as perdas de animais na época de seca, e evitando a diminuição de peso de animais para abate. A utilização da palma, aliado a outras técnicas de manejo e planejamento na propriedade, fazem do produtor do São Francisco cada vez mais competitivo na ovinocaprinocultura”.

Juvêncio disse ainda que a ACCOSSF já está implantando junto com o Ministério da Integração o Programa Rota do Cordeiro.  “O objetivo é apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste e todas as atividades que estão ligadas a esta cadeia produtiva, como a frigorificação, distribuição e comércio; beneficiamento da carne; culinária e gastronomia. O nosso bode é só produzido no Nordeste, somos o maior produtor de caprinos e o segundo de ovinos no Brasil”, informou.

Da Redação/BlogQSP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *