DRENAGEM URBANA – IMPORTANTE COMPONENTE DO SANEAMENTO BÁSICO

*Eng. Alberto Gaspar

A drenagem urbana é o conjunto de medidas que tem como objetivo minimizar os riscos que a população está sujeita e diminuir os prejuízos causados por inundações, possibilitar o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e sustentável. Ou seja, a drenagem nada mais é do que o gerenciamento da água da chuva que escoa no meio urbano.
A Drenagem Urbana constitui num elemento de fundamental importância para defesa da população, contra enchentes e evidentemente de doenças provenientes de águas mal conduzidas pelos canais de escoamento natural ou pela inexistência de canais artificiais.

Em nossa terra juazeirense, a questão da drenagem urbana foi encaminhada objetivando: 
1- Limpeza e manutenção dos riachos que cortam a nossa cidade, e drenam a maioria das águas de chuvas.

Foram mobilizadas escavadeiras e caçambas para retirada e limpeza dos riachos que cruzam a parte urbana da nossa cidade, permitindo, pois, o livre escoamento do fluxo de água, evitando as enchentes que existiam em determinados pontos da cidade, protegendo, pois a população que vive em torno destes canais.

Além disso, todo o sistema de drenagem existente no centro da cidade formados por galerias foram submetidos a uma rigorosa limpeza para se evitar eventuais entupimentos e acúmulos de águas indesejáveis.

Queremos dar destaque especial ao trabalho de desobstrução da grande galeria de concreto armado situada na Rua Oscar Ribeiro que desafortunadamente nunca tinha feito a manutenção, sendo retiradas 140 carradas de sedimentos que impediam a passagem da água de chuva, causando enchentes periódicas naquele local.

Além dessa limpeza total da galeria, foi construída uma transição em concreto armado objetivando a concordância da seção retangular de escoamento da galeria com a seção trapezoidal do canal de desague que passa pela Vila Jacaré.
Esta obra substituiu um ponto de estrangulamento existente naquele local representado por duas fileiras de tubos de 1m de diâmetro que contribuiu para aumentar os sedimentos.

Para se ter uma ideia da situação encontrada pela nova administração, para resolver um erro de nivelamento de aproximadamente 2m (dois metros) foi necessário a construção da transição com novo dimensionamento para o escoamento.

2- Construção de novos pontos de captação destinados a drenar
água de chuva.
O bairro de Piranga conhecido por condições planialtimétrica desfavoráveis ao escorrimento pluvial foi contemplado com a construção de vários pontos de captação de água, que conduzirão ao riacho Malhada da Areia a maior parte da chuva eventualmente, caída naquele sítio.
Concretamente existe uma disponibilidade do uso de uma altura hidráulica de 2m aproximadamente para ser usada em futuros projetos a serem implementados em um raio de 400m em torno do Posto Vip.
Com esta providência foram resolvidos também os problemas ligados à fragilidade da pavimentação naquele local em decorrência da influência hídrica.
Também foi elaborado o projeto de uma estação de bombeamento situada ao lado do dique São Geraldo, e que garantirá o bombeamento de água na ocorrência de chuvas torrenciais no centro da cidade e a elevação das águas do rio São Francisco em suas enchentes anuais.
Também foram realizadas limpezas de aguadas e formação de taludes indispensáveis ao acumulo de águas de chuvas no interior do município.
Extedemos também a limpeza de trechos de riacho em pontos localizados no interior do município.
Foram elaborados também projetos que objetivam o revestimento em concreto de vários canais naturais que cruzam a área de abrangência do PAC-II (Projeto de Aceleração do Crescimento II), aproximadamente 20 (vinte) bairros.
Devemos salientar que todos esses projetos foram elaborados pela equipe da Prefeitura Municipal de Juazeiro (SEDUR), e aprovados pelo Governo Federal, que garantiu os recursos financeiros indispensáveis para execução das obras.

3- Responsabilidade dos trabalhos de drenagem no município.
Para encaminhas as questões ligadas ao planejamento, elaboração de projetos, execução de obras e serviços ficou definido que o SAAE deverá assumir todos os encargos desta importante área do projeto maior de SANEAMENTO BÁSICO.

*Eng. Alberto Gaspar é diretor do SAAE/Juazeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *