Vinculo entre pais e filhos é favorecido no HDM/IMIP através da maternidade canguru

O Hospital Dom Malan/Gestão IMIP é referência na assistência à saúde da mulher e da criança, mas não são apenas elas que podem contribuir para os cuidados aos recém-nascidos oferecidos pela unidade. O pai também ser protagonista importante no acompanhamento dos bebês prematuros e de baixo peso ao nascer, reforçando vínculos essenciais que auxiliam no tratamento intra e extra-hospitalar. 
O alojamento Canguru é em particular um dos espaços onde pais podem se aproximar mais de seus filhos recém-nascidos. O local, especializado na assistência neonatal onde o contato pele a pele entre mãe e recém-nascido de baixo peso é estimulado, também favorece maior presença paterna através das visitas. Jamilson de Castro, pai de um menininho que nasceu com 7 meses, veio da cidade de Araripina para visitá-lo.
No período em que se comemora o dia dos pais, o fato de poder tocar na criança e mantê-la junto ao corpo foi para o novo papai, motivo de muita emoção. “Estou feliz demais por poder senti-lo perto de mim. Ficar longe dele é tão ruim, a gente quer estar o tempo inteiro com ele”, declarou o papai que enquanto esteve visitando o filho, manteve o bebê na mesma posição “canguru” em que a mãe também mantém a criança.
No Hospital Dom Malan, o Método Canguru foi instalado em 1998 e o setor apresenta, atualmente oito leitos. Na maternidade canguru são acompanhados bebes prematuros de baixo peso que precisaram passar pelo berçário externo ou UTI pediátrica para receber cuidados especiais, chegando no setor recebem além de cuidados médicos uma dose especial de calor e carinho materno e paterno.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *