I CAMPANHA EM ATENÇÃO A PESSOA COM FIBROMIALGIA “A DOR QUE MUDA UMA VIDA”, ACONTECERÁ EM PETROLINA

Acontecerá em Petrolina – PE no dia 13 de Maio de 2017 a I Campanha Em Atenção à Pessoa com Fibromialgia “A Dor Que Muda Uma Vida”. Realizar- se – a na Praça do Bambuzinho em Petrolina das 09:00 as 12:00.

A Fibromialgia é uma doença crônica, que acomete de 2 a 3% de toda a população mundial. Ela provoca dores em 18 pontos de tensão (Tender-Points) e irradia para as demais partes do corpo, ainda é pouco descrita na literatura, não possui prevenção, e seus sinais são pouco conhecido pelos médicos no primeiro diagnóstico (que pode levar anos para ser obtido). Caracterizada em sua primazia por dores e sensibilidade nas articulações, nos músculos e outros tecidos moles do organismo. A Fibromialgia é uma síndrome multifatorial, logo, possui outros sintomas. Tais como enxaqueca, irritabilidade, neuropatia, distúrbios do sono, ansiedade, depressão, entre outros. Toda e quaisquer alteração pode levar um fibromiálgico a entrar em crise de ansiedade e ciclos de dores extremas.

Pensando nisso, surgiu no Vale do São Francisco por iniciativa da estudante de Psicologia da UNIVASF Eugênia de Souza, o grupo FIBROVASF- Encontros no Vale. Integram o FIBROVASF estudantes de Psicologia, Medicina e Farmácia; coordenados pela Silvia de Moraes, Doutora em Psicologia. Bem como, cerca de 80 fibromiálgicos das cidades de Juazeiro, Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. Os encontros ocorrem mensalmente para debater acerca da Fibromialgia, as novas propostas, os novos métodos, para acolher novas Pessoas de FIBRA (Assim os denominamos) Com vários profissionais que estão relacionados á síndrome: Fisioterapeuta, Farmacêutico, Psicólogo, Reumatologista (responsável pelo diagnóstico), Educador Físico; entre outros projetando assim um momento confortável, carreado de conhecimento, dinâmico, e construtivo.

E assim, surgiu a I Campanha Em Atenção À Pessoa Com Fibromialgia “A Dor Que Muda Uma Vida” e nada como celebrar essa data Maio já que dia 12, é o dia Mundial da Fibromialgia.

Rafaella Torres

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *