Projeto “De Oito a Oitenta” resgata a autoestima da melhor idade através da dança

 


Sorriso no rosto e gingado no corpo é o que primeiro se observa no animado grupo de 40 idosos que participam do Projeto “De Oito a Oitenta”, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina, na Academia das Cidades, localizada no bairro Vila Mocó. O grupo aprende aulas de dança contemporânea, popular e moderna durante todas as quintas e sextas-feiras, das 16h às 17h. A alegria e a autoestima dos idosos contagiam a todos. O responsável por desenvolver o Projeto, Gabriel Andrade, ressaltou que é gratificante trabalhar com o grupo. “Eles têm bastante alegria e experiência de vida. Em cada núcleo onde o Projeto é desenvolvido, podemos nos animar mais e ver que as pessoas estão envolvidas, tanto crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que têm a oportunidade de aprender uma dança. A alegria deles é gratificante e traz bastante entusiasmo, garra e coragem para levar o Projeto adiante”, expôs.

 

A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho, explica que o Projeto de ‘De Oito a Oitenta’ representa uma oportunidade para os idosos,e possibilita a geração de renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, fomentando a produção de grupos culturais locais.

 

A dona de casa Celina Lima, de 72 anos, afirma que as aulas são uma oportunidade de fazer um exercício físico e aprender as diversas modalidades de dança. “É um sonho. Sempre tive vontade de dançar e nunca tive oportunidade. Agora, estou muito feliz. Hoje aprendo a dançar diversos ritmos e ocupo a mente, além de me exercitar. Sinto que minha saúde está mais fortalecida”, destacou.

 

O Projeto “De Oito a Oitenta”, lançado em dezembro do ano passado, é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), desenvolvida em parceria com o Núcleo Cultural Gabriel Andrade.

 

 

O Projeto

 

O Projeto “De Oito a Oitenta” atende a faixa etária de 8 a 80 anos e é desenvolvido em vários locais: 72° Batalhão de Infantaria Motorizado (72° BIMtz), Centros de Convivência de Idosos Mimi Cruz e Vó Pulú, Orla Centro, Academia das Cidades, Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), distrito de Izacolândia, Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho – Núcleos 08 e 09, Ilha do Massangano, Roçado, bairros São Gonçalo, José e Maria, Jardim Amazonas, Fernando Idalino, Vila Eduardo e Pedra Linda.

 

São ministrados cursos de dança, nas modalidades populares (Frevo, Xaxado, Ciranda, Bumba Meu Boi e Maracatu), de salão (Forró, Salsa, Bolero, Tango e Mambo) contemporânea e moderna.

 

Na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), o projeto tem previsão para iniciar no próximo sábado (19). A meta é promover o desenvolvimento físico e social das pessoas em situação de vulnerabilidade social, capacitar jovens e adultos em atividades direcionadas à cultura, estimular o envolvimento sociocultural e a educação, defender a cultura regional e garantir opções de lazer e entretenimento ao público-alvo.

 

Texto e Foto: Luana Bernardes

Ascom/PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *