Pescadores externam revolta por conta da demissão de Engenheira da Bahia Pesca

 

Durante o Seminário de Ornamento e Gestão do Lago de Sobradinho, realizado durante dias (07 e 08) na cidade de Sobradinho, os pescadores e piscicultores presentes no evento protestaram contra a exoneração da Engenheira de Pesca Josiane Araújo.

Durante cinco anos Josiane esteve à frente do núcleo regional da Bahia Pesca, que tem sede em Sobradinho e atende também as cidades da borda do lago (Pilão Arcado, Remanso, Casa Nova e Sento Sé).

Josiane Araújo foi exonerada no mês de maio, quando foi substituída pelo Técnico Agrícola João Paulo. O afastamento de Josiane causou transtornos para os pescadores e piscicultores da região. “Tivemos vários problemas. Agora mesmo fomos notificados pelo CREA por não ter um engenheiro de pesca”, revela seu Valdomiro dos Santos, pescador que mora na comunidade São Luiz em Casa Nova. “Antes de Josiane sair a gente não tinha esse problema”, completa o pescador. Revoltado, seu Valdomiro faz um apelo à Bahia Pesca: “Nós estamos pedindo a volta de Josiane. Ela é quem sabe todo o procedimento de como começou a piscicultura no lago de Sobradinho”.

O apelo é reforçado por Pedro César, Presidente da Associação dos Piscicultores do Lago de Sobradinho. “Eu faço um apelo que a Bahia Pesca reveja essa questão urgente. Esperamos que Josiane seja reempossada”. Ele diz estar preocupado com a situação e explicita o risco de a associação ser multada. “Se não tiver o engenheiro de pesca seremos multados”.

“O pessoal da Bahia Pesca se comprometeu em conseguir alguém para se responsabilizar pela produção. Mas precisa de alguém para acompanhar a gente”, reclama Pedro César. Ele diz que até tem “continuado o trabalho sem apoio, mas já nota a queda da produção”.

Texto e Foto – Álvaro Luiz


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *