Profissionais do HRJ recebem treinamento sobre curativos especiais

Sempre atento à capacitação contínua dos seus profissionais, o Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) realizou na noite da segunda-feira (6) um novo treinamento para sua equipe: a palestra “Curativos Especiais”. O encontro, ministrado pelo cirurgião plástico Hermes Willer, tratou tanto da indicação quanto do manuseio dos curativos, explicitando como a utilização do curativo adequado pode auxiliar na cura e no conforto dos pacientes.
A palestra teve duração de duas horas e apresentou diferentes tipos de curativos especiais: os curativos não aderentes, os curativos com princípio ativo (que contam com substâncias que agem diretamente sobre o ferimento), os curativos inteligentes (que atuam como modeladores do processo inflamatório), os curativos com prata (que apresentam características antimicrobianas para uso tópico) e a terapia com vácuo. “Nós procuramos desenvolver uma aula bem abrangente. Começamos falando o histórico dos curativos, os tipos que já existem e as perspectivas para o futuro. Ao final, houve uma discussão”, explica o palestrante.
De acordo com o cirurgião plástico, o treinamento, que a priori foi voltado à equipe de comissão de feridas do hospital, deverá ser realizado em breve para um público mais abrangente. “É importante que todos saibam utilizar os curativos adequadamente, tanto para auxiliar na melhor recuperação do paciente, quanto para evitar desperdícios. Quando bem indicado, o curativo especial acelera a cicatrização do ferimento e diminui tanto o sofrimento do paciente, quanto o seu tempo de permanência no hospital. Apesar de caros, os curativos especiais apresentam um custo-benefício bem melhor do que os curativos simples”, conclui Hermes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *