ABATEDOURO PÚBLICO DE RAJADA SERÁ REABERTO NESTA SEXTA-FEIRA

Pecuaristas e agricultores familiares do distrito de Rajada, a 80 km de Petrolina, já podem comemorar a reabertura do abatedouro, marcada para esta sexta-feira (7). A informação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, logo após reunião esta semana com o gestor administrativo do abatedouro, Cândido Roberto de Araújo.

De acordo com o secretário, a reabertura do abatedouro só foi possível graças à parceria compartilhada entre a Prefeitura de Petrolina e a Associação de Desenvolvimento Comunitário do distrito de Rajada (Fundec). “A gestão passada fechou. Agora, a nova gestão da Prefeitura de Petrolina está reabrindo com muita responsabilidade. Os criadores da região estão cientes de todos os trâmites legais, como a Guia de Trânsito de Animais (GTA) para o transporte, o baú devidamente higienizado para colocar as mercadorias, além do inspetor sanitário que estamos cedendo, tudo dentro das normas”, destacou José Batista.

Segundo o prefeito Miguel Coelho, a reabertura é uma das alternativas encontradas diante da restrição para o abate de animais na cidade. “Estamos reabrindo o abatedouro de Rajada para atender a uma demanda dos produtores de sequeiro. Paralelamente, iremos fechar uma parceria com a Univasf para a utilização do abatedouro localizado no campus de Ciências Agrárias. Já estudamos também a reestruturação do abatedouro municipal, seguindo todas as normas sanitárias vigentes”, disse.

O gestor do abatedouro ressaltou a importância da reabertura do local para os produtores da região e explicou a forma como será gerido. “Os produtores da região estavam sendo prejudicados por terem que se deslocar com seus animais até a cidade de Juazeiro e pagar mais de R$ 25 pelo abate do animal. A partir daí, procuramos a Prefeitura Municipal e a Fundec. Nós, enquanto pecuaristas e técnicos, nos dispomos a ajudar no funcionamento e na melhoria dessa atividade dentro da região de Petrolina”, explicou Cândido informando ainda que a gestão será compartilhada entre prefeitura e um grupo de técnicos, através de um contrato de comodato, e os associados serão prestadores de serviços.

O abatedouro

O abatedouro público de Rajada foi inaugurado em julho de 2005. Atualmente, o espaço tem a capacidade para abater 200 animais por semana. A previsão é de que esse número aumente de acordo com a demanda e a procura de criadores e comerciantes do ramo.

Lilian Telles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *