
Hoje pela manhã foi realizado o primeiro debate com os candidatos a prefeito de Juazeiro, no “Programa sem Fronteiras” da Rádio Juazeiro, o mediador foio jornalista Ramos Filho. Todos os cinco postulantes a prefeito compareceram Janeleide Pereira (PSL), Joseph Bandeira (PT), Márcio Jandir (PV), Paulo José (PSOL) e Isaac Carvalho (PCdoB).
A movimentação em frente a rádio começou antes do início do programa. Muitas bandeiras e carros de som saudavam seus candidatos de alguns dos candidatos.
O primeiro bloco do programa, foi pacífico e sem confrontos. Os candidatos questionaram uns aos outros sobre questões que eram sorteadas aleatoriamente. Todos agiram com tranquilidade ao responderem e formularam suas perguntas.
Primeiro bloco
Marcio Jandir foi primeiro usar a palavra e lançou suas propostas e projetos para sua gestão, caso seja eleito, no seu argumentando ele disse que a Juazeiro precisa viver um “momento novo”.
Na ordem o segundo a falar foi Joseph Bandeira que expos um pouco de seu histórico, e terminou seu discurso dizendo que não vai desistir da candidatura, afirmando que entrou na política muito mais por provocação que por vocação. “Ninguém vai me parar.” Declarou com veemência.
Na sequência a vereadora Janileide Pereira disse que sempre lutou por seus objetivos e em favor do povo, em especial pelo direito da mulher e que deseja direcionar o seu trabalho em benefício da saúde pública. Já o candidato Paulo José comentou sobre a importância de levar as discussões políticas para a sociedade juazeirense. “Juazeiro tem sido governado para poucos e o PSOL quer governar para o povo”.
O atual prefeito e candidato a reeleição, Isaac Carvalho foi o último a falar sobre suas propostas no primeiro bloco. Ele falou sobre obras realizadas nessa primeira gestão e explicou sobre as ações que não foram concluídas. Afirmando que ainda tem muito o que fazer.
Segundo bloco
No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas dirigidas aos seus oponentes, com temas que foram sorteados. Márcio Jandir questionou Isaac Carvalho sobre promessas feitas em relação a saúde e a lentidão de algumas obras. Em sua resposta Isaac falou da burocracia pública e disse que a saúde teve um grande avanço e terá inauguração de novos equipamentos. O que levou Márcio a afirmar que sua pergunta não foi respondida. Porém Isaac se defendeu dizendo que durante a maior parte do tempo esteve organizando o setor financeiro da prefeitura, e que em seu segundo mandato irá concretizar os projetos que não foram concluídos.
Isaac dirigiu sua pergunta a Jane que após parabeniza-lo pela implantação do sistema de videomonitoramento, afirmou que um de seus objetivos é ampliar este projeto e melhorar a iluminação da cidade além de firmar parcerias e qualificação da guarda municipal.
Dirigindo-se ao professor Paulo, Joseph o questionou sobre seus planos para a educação no município. Paulo respondeu que o setor educacional teve melhorias, mas a média de escolaridade em Juazeiro ainda precisa melhorar muito. Joseph sugeriu na sua réplica a implantação do programa “Cidade dos Saberes”.
No final do bloco Paulo questionou Marcio Jandir sobre seus projetos para a geração de emprego e renda. Márcio falou que o município tem grande parte da prestação de serviços na fruticultura, porém prefere intensificar na qualificação da mão de obra, com a criação de escolas de capacitação e oficinas. Paulo concordou dizendo que é necessário pensar em formas que mantenha o homem no campo antes de pensar em geração de emprego renda.
Terceiro bloco
Na terceira parte do debate, os candidatos fizeram perguntas com temas livres para os seus oponentes. Jane questionou Isaac sobre a educação, ao responder o candidato do PCdoB, afirmou que durante a sua gestão foram realizados cursos de qualificação dos professores municipais e melhorou também a estrutura física de várias escolas de Juazeiro.
Questionado por Jane, Márcio respondeu que não irá deixar de beneficiar as mulheres na sua gestão, dizendo que pretende governar de forma igualitária. “Para governar em favor da mulher, não necessariamente eu preciso ser mulher”. Argumentou o candidato.
Ao responder a Isaac, Jane afirmou que a mulher ainda é desvalorizada de várias formas, inclusive no mercado de trabalho e carente de políticas públicas. Ela finalizou o seu discurso dizendo que tem como exemplo a presidenta Dilma e outras mulheres que assumem prefeituras no Brasil.
Ao responder a pergunta feita por Márcio Jandir, o candidato Paulo José, disse que Juazeiro precisa ser reestruturada e argumentou dizendo que “as avenidas de Juazeiro ligam nada a lugar nenhum”.
A última pergunta foi de Joseph Bandeira, direcionada a Isaac, onde ele mencionou a falta das festas populares, como carnaval e São João e a substituição destas festividades pela vaquejada. O candidato do PCdoB, respondeu dizendo “quando cheguei a Juazeiro já não existia São João, fiz bons carnavais”. E complementou sua resposta dizendo que a escassez das festas ocorreu pela situação financeira que ficaram das gestões anteriores.
Quarto bloco
No quarto bloco do programa os candidatos responderam perguntas feitas pelos ouvintes. Respondendo sobre a ameaça de não ser candidato, Joseph afirmou que nada o faz desistir da eleição e que vai persistir até o ultimo minuto.
Sobre a lentidão das obras o atual prefeito e candidato Isaac, falou das dificuldades do seu governo pela situação financeira em que encontrou a prefeitura, mas reforçou que pretende intensificar as obras na próxima gestão.
O candidato do Psol, falou sobre seus projetos para alcançar um maior número de pessoas em suas políticas públicas. “As pessoas pobres desta cidade estão órfãos por conta do que os gestores fizeram com cerca de R$ 150 milhões que é o valor do endividamento hoje de Juazeiro. ” afirmou.
Jane, falou sobre a importância de Juazeiro ter uma mulher no governo, e explanou sobre a criação da Secretaria da Mulher, caso seja eleita.
Márcio Jandir, falou sobre a importância da transparência no seu governo e disse que essa é uma das maiores prioridades do projeto “Acelera Juazeiro”.
Nas considerações finais os candidatos fizeram seus agradecimentos e demonstraram satisfação pelo debate. Em seguida saíram acompanhados de suas comitivas pelas ruas do centro da cidade.