Para abastecer o festival de carne canina de Yulin, alguns cachorros são roubados de seus donos. Eles são espancados até a morte ou acabam morrendo por hemorragia. Depois, são pendurados de cabeça para baixo em ganchos, quando cada animal sofre um corte a partir do ânus e tem a pele arrancada: com isso, a carne já pode ser vendida para o consumo.
Deve ser um sofrimento insuportável. Segundo uma pesquisa recente, em termos de emoções, o cérebro canino é muito parecido com o humano, algo que os donos e amantes de cachorros sabem muito bem. Quando consideramos os cães como seres vivos com pensamentos e sentimentos, as torturas que sofrem em um “festival” como este são inimagináveis.
Milhares de ativistas chineses e milhões de membros da Avaaz protestaram contra o festival e as autoridades locais responderam com uma promessa de “tomar medidas imediatas para prevenir que o festival continue acontecendo”. Esse pode ser um avanço considerável – vamos pressioná-los para cumprir a promessa e acabar de vez com a matança dos cachorros.
Na medida em que as assinaturas forem chegando, a Avaaz irá colocar anúncios, engajar artistas e colocar o assunto nas manchetes de jornais do mundo inteiro, até que as autoridades chinesas tomem uma atitude. Acrescente seu nome na petição e ajude a divulgá-la:
Graças a corajosos ativistas chineses, o festival tem encolhido com o passar dos anos. As autoridades de Yulin já deixaram de patrocinar o festival e passaram a proibir a participação de seus funcionários – agora eles prometeram acabar com o evento. A hora está chegando. Se milhões de nós continuarmos pressionando, poderemos livrar milhares de cachorros de uma tortura horrível.
O festival de Yulin não é uma tradição milenar: ele só teve início em 2010! E muitos argumentam que o evento foi criado justamente para impulsionar as vendas da indústria de carne. Uma pesquisa conjunta da Avaaz com a Humane Society International e o grupo chinês Capital Animal Welfare Association apontou que a maioria dos cidadãos chineses – 64% – querem o fim do festival. Para 62% deles, isto danifica a reputação da China no resto do mundo.
Agora cabe a nós manter a pressão nas autoridades chinesas até que ações de verdade sejam realizadas. Assine a petição e encaminhe esse e-mail para amigos e parentes. Vamos fazer uma petição gigante!
Nossa comunidade já fez campanhas contra a crueldade em um rodeio da Espanha, contra o descarte e a matança de pintinhos na Alemanha e contra as terríveis condições de fazendas pecuárias na Espanha e na França. Agora é hora de ajudar o melhor amigo do homem e deter a matança de cachorros de uma vez por todas.
Com esperança,
Rewan, Danny, Luis, Patricia, Jooyea, Mike, Ricken e toda a equipe da Avaaz
Mais informações:
Pesquisa: Maioria dos Chineses são contra “festival de carne canina” e pedem fechamento (em inglês) (Xinhua)
http://news.xinhuanet.com/
Governo de Yulin “irá tomar medidas” contra festival de carne canina (em inglês) (Channel NewsAsia)
http://www.channelnewsasia.
China prepara festival que mata 10 mil cães e gatos anualmente (Tribuna Hoje)
http://www.tribunahoje.com/
Yulin Dog Meat Festival 2016: Aparecem novas fotos das condições de “pesadelo” para animais envolvidos no evento chinês (The Independent) (em inglês)
http://www.independent.co.uk/
Público chinês exige que governo reprima indústria de carne canina (Channel NewsAsia) (em inglês)
http://www.channelnewsasia.
A China precisa acabar com o terrível festival de carne canina neste ano (Observer) (em inglês)
http://observer.com/2016/04/
Ativistas de direitos dos animais de olho no festival de carne canina da China (VOA) (em inglês)
http://www.voanews.com/
