As conversações sobre a luta pelo livre acesso à Ilha do Fogo continuam e na tarde de ontem (01) novos encaminhamentos foram feitos, durante reunião envolvendo as prefeituras de Juazeiro e Petrolina, CODEVASF, UNIVASF, Coletivo Amigos da Ilha e Associação Raízes.
Nesta quarta-feira, no gabinete de Roosvelt Duarte, ficou decidido que Juazeiro enviará à Secretaria de Patrimônio da União (SPU) um requerimento administrativo para gestão da Ilha. Acostado a esse documento estarão os protocolos de intenção das demais entidades, que darão suporte ao pedido.
“O interesse pelo livre acesso à ilha é de todos e por isso estarão anexas as manifestações de toda sociedade organizada. Esperamos que o SPU revogue o termo de cessão ao Exército e que a Ilha do Fogo continue servindo ao povo como espaço de lazer, cultura, entretenimento e desporto”, destacou o chefe de gabinete de Juazeiro.
Os municípios vizinhos também estão elaborando um convênio que definirá as responsabilidades de cada um perante a manutenção, conservação e bom uso do espaço público. “Esse documento será importante até para que a sociedade possa ter a quem cobrar. Nele nós definiremos os responsáveis por cada serviço público de manutenção essencial e outros quesitos”, avaliou o secretário de Infraestrutura de Petrolina, Ricardo Rocha.
De acordo com Ericlésio Barreto Sodré, representante da UNIVASF, diversas atividades estão sendo pensadas para fomentar o uso da ilha pela população, como a instalação do Museu Memorial do Ribeirinho. “Sem dúvida o espaço será bem utilizado e o povo terá ainda mais opções em um lugar que já é historicamente fonte de inspiração para muitos”, ratificou.
Muito em breve toda documentação será enviada e a expectativa é de que a Ilha continue sendo do povo.