O DESESPERO DA VIA-CRUCIS DOS PRODUTORES DO VALE, COM A PERSPECTIVA DA FALTA D’AGUA NOS PERÍMETROS IRRIGADOS

O presidente da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá – Afrupec Joseval Barbosa, o vereador Reinado Sabino e o Joseval Nascimento – o popular Vavá, estiveram nesta manhã (29) no Programa Bastidores da Notícia e falaram sobre a redução da vazão da barragem de Sobradinho, que segundo eles, já vem prejudicando os agricultores, a exemplo, dos que tem as suas plantações no Distrito de Maniçoba.

“A situação é crítica, com a vazão de 650m3/seg, um dos sete motores não captou água e uma peça do motor foi danificada, portanto, será necessário usar flutuantes. Precisamos sensibilizar as entidades que regulam a vazão do Rio São Francisco, caso contrário, os prejuízos serão maiores”, alertou Barbosa.

Diante da situação, Nascimento disse que os produtores estão marcando para amanhã (30), às 14h, uma mobilização. “Vamos realizar uma grande mobilização com presença de várias autoridades e imprensa regional, todos estão convidados. Ontem (28) aconteceu no distrito de Maniçoba uma reunião que a gente esperava nunca que iria acontecer sobre a falta de água, infelizmente já perdemos um motor das bombas, precisamos de algum político que interfira com a Chesf para que não baixe a vazão da água”, disse Nascimento.

Por fim, o Vereador Reinaldo Sabino, lamentou a situação. “É triste esta situação que vem acontecendo com o Vale do São Francisco, Maniçoba é o primeiro distrito a sofrer, vai diminuir a demanda de água em 50% e as famílias vão passar por uma situação muito difícil”, concluiu.

Da Redação/BlogQSP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *