Dezenas de pessoas foram atendidas de graça, sexta-feira (17) e ontem ,sábado (18), no Juá Garden, quando participaram de testes para detectar a Hepatite C. A ação foi realizada entre 11h e 18h, no segundo piso do shopping, ao lado da loja Cia do Terno como parte da campanha “hepatite zero”, criada para erradicar a doença em todo o mundo.
A campanha foi organizada através de parceria entre a Secretaria de Saúde, o Rotary Club de Juazeiro e o Juá Garden Shopping. O presidente da Comissão do Rotary Clube, Josenato Medrado, a enfermeira Rosa Paixão e a Professora France participaram do Programa Bastidores da Notícia e quando convocaram a população, alertando para os cuidados contra a Hepatite C.
Segundo Josenato Medrado, “O Rotary Clube faz essa campanha desde o ano passado, é uma campanha internacional”.Segundo ele, “a hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe que tem hepatite C, muitas vezes descobre através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou mesmo quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado, o que geralmente acontece décadas depois e justamente por isso que gostaria de convocar a população para participar deste evento”.
Por sua vez, a enfermeira que trabalha em um posto de saúde de Juazeiro, Rosa paixão, disse que uma equipe da Secretaria de Saúde de Juazeiro também vai realizar, gratuitamente, testes rápidos para detectar Hepatite B, Sífilis e AIDS. “Esses exames já são executados aqui na cidade desde o ano de 2009, o resultado do exame é divulgado cerca de vinte minutos depois de colher o sangue. Gostaria de alertar a população que tomaram sangue até o ano de 1993 elas precisam ir urgentemente fazer o teste da Hepatite”.
Hoje existe mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. Mas a doença tem tratamento e recentemente a ciência chegou ao consenso de que as Hepatites Virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos.
No ano passado foi realizada a semana em todo o Brasil a Semana Hepatite Zero. Foram realizados mais de 105 mil testes. Mais de mil deram positivos. Por isso é importante que a pessoa faça o teste para identificar se tem ou não a doença. Quanto mais cedo for detectada mais fácil fica o tratamento.
Da Redação/BlogQSP