CANDIDATOS RECLAMAM DA DIFICULDADE DE ACESSO A PÁGINA DO MEC
O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quarta-feira (25) que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), estão abertas desde a meia-noite de terça-feira (24) até às 23h59 da próxima sexta-feira (27). Os candidatos podem se inscrever a qualquer momento dentro desse período. Ao todo, são 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.
O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota 0 na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.
O resultado será divulgado no dia 30. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.
Transtorno
Em relação às dificuldades de acesso relatadas por alguns candidatos ontem, tanto da primeira quanto na segunda aplicação, o MEC identificou inconsistências no sistema, que estão sendo sanadas. A previsão é que até o fim do dia o sistema volte à normalidade.
O MEC assegura que não haverá prejuízo a nenhum candidato; Os canais de acesso do MEC e do INEP estão prontos para receber qualquer comunicação relativa ao Sisu por meio do número 0800 616161 ou pela ouvidoria do MEC no [email protected].