Juazeiro conquista maior número de projetos aprovados no PET-Saúde/UNIVASF

 

A Secretaria da Saúde de Juazeiro divulga o resultado da seleção de profissionais da Rede de Saúde do município para Preceptores no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), de acordo com o Edital Nº. 02/2012 – PROEN, de 10 de janeiro de 2012. Segue também o resultado da alocação de preceptores selecionados nas Linhas/Grupos PET aprovados (as), conforme aprovação do Projeto UNIVASF/SMS Juazeiro pela portaria Nº. 6, de 3 de abril de 2012.

A partir de agosto os preceptores vão atuar por dois anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), trabalhando para prevenção e enfrentamento das endemias, como dengue, por exemplo. Os profissionais também realizarão atividades educativas em escolas e em ambientes de prostituição, objetivando a prevenção do câncer de colo do útero e de mama, além de ações na rede de urgência e emergência.

Ao longo destes dois anos, serão repassados para a Secretaria da Saúde de Juazeiro, através do PRÓ SAÚDE (que engloba o PET-Saúde), R$ 186 mil que serão investidos em compra de materiais de consumo e equipamentos, adequações de espaço físico e custeio em geral. 


Participaram da seleção, profissionais da Rede Interestadual de Saúde das cidades de Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Juazeiro e Remanso, na Bahia, e Cabrobó, Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco.”Este resultado firma o fortalecimento da parceria da prefeitura com a Univasf, em Juazeiro, na busca pela qualificação dos atendimentos. Juazeiro foi o município que conquistou o maior número de projetos aprovados e com isso poderemos melhorar a saúde e garantir serviços dignos à população”, salientou o secretário da Saúde, Ubiratan Moreira.

Para ser um preceptor, o candidato deve, preferencialmente, ser servidor público ou contratado por meio de emprego público, apresentar no mínimo especialização, disponibilizar de dedicação de, no mínimo 8 horas/semanais, sem prejuízo das atividades assistenciais e ter dois anos de experiência em atividades relacionadas ao subprojeto com comprovação no currículo.



PET-SAÚDE

De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010, disponibilizando bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde.

Como uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento de áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde – SUS, de acordo com seus princípios e necessidades, o Programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005.

(informações portal.saude.gov.br).


Juazeiro aumenta desempenho do SUS, segundo pesquisa do Ministério


O desenvolvimento na saúde do município trouxe bons resultados tanto a nível municipal como nacional e melhorou o desempenho do SUS, é o que avalia o Ministério da Saúde que em março deste ano divulgou a boa situação dos serviços na cidade, com a pesquisa do Índice de Desempenho do SUS (idsus). A pontuação de 6,24 colocou Juazeiro na liderança do ranking dos municípios de médio porte da Bahia e na quarta posição entre as capitais do Nordeste, além de ter ficado acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador e Recife.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *