artistas discutem a cultura de Juazeiro

 

Secretário reuniu artistas para discutir a cultura do município

 

Por Luiz Hélio/SEIASC

 

Cerca de 50 artistas juazeirenses atenderam ao convite do secretário Crisóstomo Lima (Zó) e na noite de quarta-feira (9) estiveram no Círculo Operário para conhecerem o plano de ação da participação de Juazeiro no concurso “Cidade Baiana da Cultura 2011”, promovido pelo Grupo 3, através das produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos.

Na oportunidade, os artistas também expuseram suas idéias e propostas de valorização e fomento cultural, tanto para a sede quanto para os distritos. O diretor teatral, Lucien Paulo, mostrou-se esperançoso com este novo momento que se inicia com o secretário Zó. “Essa expectativa gerada pela vinda do atual gestor da pasta, e com o perfil esperado pela classe, é o oxigênio que estava faltando para voltarmos a ter esperança no resgate da nossa cultura”, ressaltou.

O diretor da Associação dos Trabalhadores da Música do Vale do São Francisco, Fred Pontes ¬ que colaborou com a sistematização do plano de ação apresentado na reunião ¬ também falou sobre a importância do concurso para Juazeiro. “Essa participação é de grande importância porque a partir desse plano de ação poderemos reunir todos os elementos culturais do nosso município”, avaliou Pontes.

Após agradecer a presença de todos e explicar como será feito o trabalho de pesquisa e de campo para reunir os elementos necessários à inscrição do município, o secretário Zó disse que é preciso oferecer novas vias culturais para a população que fica mais exposta à massificação midiática. “Somente assim poderemos ter uma cidade fértil culturalmente, com todos pensando, produzindo e oferecendo arte de qualidade para o povo de nossa terra”. ´

Quanto ao concurso, enalteceu o entusiasmo dos artistas em colaborar nesse e nos demais processos, como na implantação em curto prazo do plano de cultura. “Não tenho dúvida de que essa união entre a classe artística e o poder público trará muitos benefícios para a nossa cultura. Minha meta, além de buscar verba própria para a pasta, é mediante prestígio político conseguir verbas de emendas parlamentares para investir nos projetos de artistas e grupos através da avaliação do Conselho, que reativaremos nos próximos dias”, garantiu.

Representantes de vários segmentos culturais, além de artistas independentes, ouviram atentamente a explanação do secretário. O coordenador do Centro de Cultura João Gilberto, João Leopoldo, colocou à disposição as instalações do equipamento estadual no apoio logístico aos grupos de trabalho formados ao fim da reunião, assim dispostos: Infraestrutura; História e Patrimônio e Calendário Cultural da Cidade.

O prazo para inscrição no concurso “Cidade Baiana da Cultura 2011” vai até o dia 28 de fevereiro. Os grupos e demais artistas participantes se reunirão novamente na próxima segunda-feira (14), no mesmo espaço do Círculo Operário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *