EQUIPE DA SEPLAC PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO

Uma equipe de servidores municipais, composta por engenheiros, arquitetos e cadistas, lotados na Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPLAC) está participando de um seminário sobre o Sistema ‘Building Information Modeling’ (BIM). A capacitação iniciada ontem (08) acontece até o dia 10/12/2016 e é uma realização da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) através da Secretaria de Gestão de Pessoas e a Assessoria de Infraestrutura.

“Devido a parceria existente entre o município e a UNIVASF podemos oferecer essa capacitação a equipe técnica da SEPLAC. Trata-se de uma tecnologia que pode promover a redução de custos e otimização de processos de gestão o que só soma aos trabalhos que desenvolvemos”, destaca o titular da SEPLAC, Profº João Pedro Neto.

Em Juazeiro o seminário está sendo ministrado pela professora Érica de Souza Checcucci que hoje faz parte do quadro de professores da UFBA, com o título de doutora na área e que já trabalha com as ferramentas que estão sendo apresentadas.

Para o arquiteto da SEPLAC, Anderson Fonseca, com o Sistema BIM é possível criar digitalmente um modelo virtual com precisão de uma construção. “Eles oferecem suporte ao projeto ao longo de suas fases, permitindo interação e controle de uma construção. Quando concluídos, esses modelos gerados por computador contêm geometria e dados precisos necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição por meio das quais a construção é realizada”, declara o arquiteto.

BIM – Em linhas gerais, as tecnologias BIM envolvem um planejamento integrado que abrangem o ciclo de vida de um ambiente construído, sejam edificações, infraestruturas ou instalações. Essas tecnologias permitem que modelos virtuais antecipem problemas de execução e facilitem a gestão e a manutenção das edificações.

Na Secretaria do Patrimônio da União, as tecnologias BIM estão sendo utilizadas em vários projetos, como na atualização no geovisualizador de imóveis da União, desenvolvidas no âmbito do Programa de Modernização da Gestão do Patrimônio Imobiliário da União, em parceria com o Exército Brasileiro e na atualização das Práticas SEAP – Manual de Obras Públicas, que são referência nas licitações de projetos, obras e manutenção de prédios do governo federal.

Gardennia Garibaldi/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *