Projeto de Extensão da Univasf capacita professores para utilização de vídeo game no ensino

Buscando viabilizar a utilização do vídeo game como instrumento colaborador nos processos de aprendizagem, os colegiados de Engenharia da Computação e Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) desenvolvem, desde 2011, junto a professores da rede pública de ensino, o projeto de extensão “O vídeo game como instrumento mediador do processo de ensino e aprendizagem”. A iniciativa, que já atendeu cerca de 50 professores da educação básica nos municípios baianos de Senhor do Bonfim e Casa Nova, chega a Juazeiro com o objetivo de propor abordagens que facilitem os processos de ensino através da utilização de vídeo games comerciais.

Em cada uma das cidades atendidas pelo projeto são realizadas cinco oficinas para os professores da educação básica da rede pública. A cada encontro a equipe de professores e alunos da Univasf propõe aos participantes, através de dinâmicas e palestras, reflexões sobre a utilização do vídeo game, metodologias para a aplicação em sala de aula, bem como o debate de assuntos polêmicos relacionados aos games e violência. O coordenador do projeto, professor Marcelo Ribeiro, destaca o trabalho de desmistificação feito junto aos orientadores, “o que se observa é que os professores tem um preconceito sobre o uso dos games em sala de aula que é quebrado a cada oficina, à medida que ocorre a apropriação dessa tecnologia”, conclui.

O Projeto de Extensão continuará as atividades durante este ano. A partir do próximo semestre, todo o material utilizado durante as oficinas e os resultados das pesquisas desenvolvidas pela equipe serão disponibilizados em um site, que já se encontra em desenvolvimento.

Mais informações no link abaixo:
http://www.facebook.com/gameeescola


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *