Juazeiro realiza Arraiá da Terceira Idade com cultura, forró e animação

O Arraiá da terceira Idade, dos alunos da hidroginástica do Programa de Hipertensão e Diabetes de Juazeiro, aconteceu nesta quinta-feira (21) na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Dom Tomaz com muito forró, poesia e apresentação teatral. Além de quadrilhas e comidas típicas, a festa junina contou com as apresentações da Companhia de Teatro Amador de Juazeiro, com Elson Campos e Daniel Senna, além da divertida encenação da aluna Marileide Moreira.


Para a aluna Célia Dias, 60 anos, que adorou o arraiá, as aulas de hidroginástica melhoraram muito sua vida do ano passado para cá. “Amo estes encontros, porque me divirto. Agora tenho mais disposição para dançar, graças às aulas de hidroginástica. Sou hipertensa, obesa e tenho problemas sérios na coluna, mas com a atividade física já perdi 5 kg e minha pressão está controlada”, disse.


A aluna aproveitou para elogiar os outros serviços que têm contribuído com sua qualidade de vida. “Sou acompanhada no município por nutricionista, faço RPG e acunputura, além da hidroginástica e palestras. Estou satisfeita. Se a prefeitura puder aumentar as palestras, melhor ainda, pois estou aprendendo a viver melhor e com mais saúde”, acrescentou Célia Dias.


Representando o prefeito Isaac Carvalho, sua mãe, Josélia Carvalho, aproveitou para prestigiar a festa. “Estas aulas são muito importantes para a saúde. É um trabalho que deve continuar. A homenagem junina foi linda. Parabéns para a Secretaria da Saúde”, destacou.


As aulas de hidroginástica do Programa de Hipertensão e Diabetes estão beneficiam 207 pessoas de 27 bairros da cidade, entre eles: Dom José Rodrigues, Itaberaba, Santo Antônio, Dom Thomaz, Novo Encontro, Castelo Branco, Alto do Alencar, Alto do Cruzeiro, Tancredo Neves e Centro.


Segundo o professor Nivaldo Mendes Júnior, está comprovado que com as aulas as pacientes reduzem os danos à saúde. “Além de ser um momento de interação e lazer, a atividade física ajuda a diminuir as taxas de colesterol, controlar a hipertensão, diabetes e reduzir medidas e o peso. A cada dois meses realizamos avaliação com os alunos e estamos felizes com os resultados, que melhoram o tratamento clínico e a qualidade de vida destas pessoas”, informou.


Na opinião de Elenice dos Santos Cabral, 49 anos, que desde o ano passado faz as aulas, o problema de hipertensão e cardíaco que ela tem está mais controlado. “Já perdi bastante peso. Antes eu pesava 89 kg e agora estou com 75 kg. Estou muito feliz porque antes não aguentava andar, correr e agora posso fazer tanta coisa, que me sinto mais útil e com a autoestima melhor”, elogiou.






Inscrições para as aulas de hidroginástica continuam


O Programa de Hipertensão e Diabetes informa aos interessados que 40 vagas ainda estão disponíveis. Para se inscrever, o paciente tem que ser hipertenso, diabético ou ter algum problema de saúde que exiga atividade física. O usuário deve ir ao posto de saúde de referência e pegar o atestado do médico, onde deve constar a precisão do exercício. A inscrição é feita na unidade do Dom Tomaz.


As vagas são para o turno da tarde, das 15h às 17h, com o estagiário Rafael da Silva, coordenado pelo professor Nivaldo Mendes. As aulas são oferecidas gratuitamente pela Secretaria da Saúde.





Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU (Prefeitura Municipal de Juazeiro)

(74) 8816-6072/ 9198 3519; [email protected]; www.juazeiro.ba.gov.br





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *