LEVANTAMENTO DO IBGE MOSTRA QUE POPULAÇÃO DE BELÉM CONTINUA ENCOLHENDO, É A ÚLTIMA NA REGIÃO

blogqspmatrizbelem (4) foto Farnesio Silva

Mais um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado recentemente, mostra que a população de Belém, como não poderia deixar de ser, encolheu mais uma vez. Esses dados estão no “Diário Oficial da União” e “site do IBGE”. Segundo o órgão, a projeção das populações é feita anualmente e serve de base para o repasse de recursos do governo federal para os municípios, inclusive o fundo de participação.

A pesquisa também traz estimativas populacionais de cada município do país e lamentavelmente o resultado aponta que Belém do São Francisco, mais uma vez foi o município que menos cresceu na região, e tem mais, que teve a população diminuída. Nos dados apresentados, as projeções indicam que a população de Belém, que pelo levantamento anterior era 20.675 habitantes, viu este diminuir para 20.672, ou seja, três habitantes a menos, o que significa dizer que o número dos que morrem, ou daqueles que vão embora, é maior do que aquele que nascem.

O resultado é a realidade triste do que vem acontecendo há décadas, pois mesmo possuindo um imenso potencial agrícola, a população não consegue crescer e, por isso, dentre os municípios da região, Belém é o que menos cresceu, estando no último lugar. Ao contrário disso, Rodelas viu sua população crescer em 4,51%, ao passo que Belém decresceu em 0,01%. O resultado disso, o imenso plantio de coco que oferece empregos em abundância em Rodelas.

A situação é mais outro imbróglio que o futuro prefeito tem para resolver, cujo resultado apenas advém do desemprego que castiga sem razão ser o município. No quadro abaixo, veja o resultados das cidades das regiões de Itaparica e São Francisco.

FONTE: BLOG DO TADEU

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *